Newey mudou de ideia sobre o novo regulamento

terça-feira, 29 de novembro de 2022 às 9:32

Adrian Newey

Adrian Newey mudou de ideia a respeito do novo regulamento aerodinâmico da Fórmula 1 que estreou em 2022.

Antes dos carros passaram por sua transformação radical do downforce tradicional para o atual princípio do efeito solo, a famoso chefe técnico da Red Bull disse que isso era “lamentável”.

“Eu creio que se você propõe um regulamento completamente novo, nós deveríamos assegurar que ele seja correto. E essas regras simplesmente não são”, disse ele em 2021.

Agora, com um dominante segundo título mundial de pilotos para Max Verstappen e o primeiro campeonato de construtores para a Red Bull desde 2013, Newey admitiu à Auto Motor und Sport que estava errado.

“Quando eu li as regras pela primeira vez há dois anos, fiquei realmente frustrado”, declarou ele. “Elas pareciam extremamente restritivas. Eu preciso admitir que tive de mudar de ideia”.

“O chassi e a asa dianteira estão em uma estrutura bastante estreita, mas existem áreas com uma quantidade surpreendente de liberdade, incluindo os sidepods e o assoalho. Também é fácil para os fãs distinguir os diferentes formatos de sidepods, o que é algo bom”.

Segundo Newey, o fato dos carros de 2022 serem visualmente diferentes mostra que as equipes ainda estão entendendo o novo regulamento.

“Isso significa que nenhum de nós está absolutamente certo e deve haver alguma coisa melhor. A Mercedes foi uma verdadeira surpresa. Nós havíamos deixado passar aquela brecha e eles melhoraram cada vez mais ao longo do ano”.

De fato, Newey admite que as novas regras são “mais empolgantes” do que as antigas por causa da “curva de aprendizado acentuada” para as equipes.

“Os carros do ano passado foram o produto de um longo processo de desenvolvimento. O regulamento estava vigorando há tempos, e apesar de sempre haver mudanças, tudo funcionava com o mesmo princípio”.

A Red Bull venceu 17 das 22 corridas neste ano, mas todos os pilotos concordam que agora está mais fácil seguir e ultrapassar.

Newey também acha que as novas regras não resultaram nas grandes diferenças iniciais esperadas entre as equipes.

“No começo, havia duas equipes no mesmo nível, nós e a Ferrari, e perto do final da temporada, a Mercedes estava ficando mais forte. Para ser honesto, eu esperava diferenças maiores”.

Na opinião de Newey, o teto orçamentário vai garantir que os carros continuem sendo substancialmente diferentes no futuro.

“Nós não tivemos tempo para analisar o conceito da Mercedes em detalhes. Sob um teto orçamentário, você não tem mais esse luxo”.

“Com a Mercedes, será o caso de que todos só vão copiar o conceito quando ele se tornar um sucesso definitivo. Nós continuaremos desenvolvendo nosso conceito porque o conhecemos melhor”.

“Porém, eu não ouso dizer que nosso caminho é o melhor. É bem possível que alguém com uma ideia melhor esteja quase chegando. Pense no difusor duplo. Aquela brecha sempre esteve lá, só não havia sido descoberta”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.