Newey: “Grande risco” de outra era de domínio em 2026

quarta-feira, 14 de junho de 2023 às 9:38

Adrian Newey

Há um “grande risco” da Fórmula 1 entrar em outra era de domínio de uma equipe com as grandes mudanças no regulamento em 2026.

As alterações, envolvendo um aumento drástico da potência elétrica das UPs, convenceram a Honda a retornar à F1, enquanto a Audi está estabelecendo um projeto de fábrica, mas Adrian Newey avisa que o tiro pode sair pela culatra.

“O grande risco agora é a nova mudança nas UPs em 2026”, declarou o chefe técnico da Red Bull, um dos projetistas mais famosos de todos os tempos na F1, à Sky Italia.

De acordo com Newey, o atual domínio da Red Bull se deve principalmente à aerodinâmica – algo muito mais fácil de copiar para as equipes enfrentando dificuldades.

“No entanto, se houver uma grande diferença nas UPs, leva tempo para as montadoras entenderem e reduzirem a margem. O pessoal do chassi consegue reagir mais rápido”, disse ele.

Ele relembra o início do atual período das UPs em 2014, marcado pelo longo domínio da Mercedes que só terminou em 2021.

“Quando o regulamento da era híbrida foi introduzido pela primeira vez, houve diferenças enormes. A Mercedes havia feito um trabalho fantástico com sua UP e as outras equipes ficaram para trás em graus variados. Agora, está basicamente equilibrado”.

“Eu diria que talvez haja uma diferença de 2 ou 3% na potência, o que poderia ser dois ou três décimos – ainda significativo quando o pelotão está tão apertado. Porém, não é igual àquele um segundo quando as regras foram introduzidas”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.