Newey: Formula 1 corre o risco de ficar estagnada

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 às 9:54

Adrian Newey

Adrian Newey, chefe técnico da Red Bull, afirmou que a Fórmula 1 corre o risco de ficar estagnada se continuar restringindo seu regulamento. “Creio que faz parte do jogo, e não me importo de investir e ser bloqueado”, declarou ele ao site Autosport.

“Todos nós sabíamos que o duto-F provavelmente seria banido no final da temporada, e parecia provável que mesmo ocorreria com o difusor duplo no final da temporada subsequente. Você toma uma decisão: pode investir pesado na busca de uma tecnologia sabendo que ela pode ser banida rapidamente ou se concentrar em outras áreas que vão durar mais tempo”.

Mas ele se sente frustrado com o fato de as mudanças de regras continuarem limitando a liberdade dos projetistas. “Acho que o mais lamentável é que, quando a maioria dessas coisas são proibidas – o escapamento sendo um ótimo exemplo – na verdade são apenas restrições adicionais”, disse ele.

“É uma pena, e há o risco de o regulamento continuar se tornando cada vez mais restritivo até chegarmos ao ponto onde o carro é mais ou menos projetado pelas regras. Então, você efetivamente terá carros de GP1, nos quais os diferenciadores serão o motor e o piloto. Para mim, isso não é Fórmula 1”.

Newey acredita que a capacidade de ganhar uma vantagem técnica faz parte do apelo central da Fórmula 1. “Uma das grandes coisas que diferencia a Fórmula 1 de quase todos os outros esportes, com exceção talvez da America’s Cup, é a combinação de homem e máquina”.

“Um ótimo carro com um piloto mediano não vencerá, e um grande piloto com um carro mediano e também não. Ambos são importantes. Acredito que o público aprecia isso, e você teria de dizer que, no momento, se julgar as duas últimas temporadas, a combinação parece estar certa”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.