Newey: Carros de F1 seguiram a “direção errada”

sexta-feira, 20 de maio de 2022 às 9:34

Adrian Newey

A Fórmula 1 seguiu a “direção errada” com a filosofia básica do regulamento técnico para o futuro.

Essa é a opinião de Adrian Newey, chefe técnico da Red Bull que é amplamente considerado um dos maiores projetistas na história da categoria.

“Eu creio que o princípio de ajudar os carros a ultrapassar reduzindo a sensibilidade do carro de trás para o da frente é bom”, declarou ele ao motorsport-magazin.com. “Eu não acho que é uma mudança significativa, mas ajudará um pouco”.

O grande problema, segundo ele, é o peso cada vez maior dos carros – aumentando de aproximadamente 600 kg “apenas alguns anos atrás” para mais de 800 kg atualmente.

“Todos nós estamos trabalhando como loucos para ficar no peso mínimo atual”, disse Newey. “Resumindo, os carros ficaram maiores, mais pesados e não particularmente eficientes em termos aerodinâmicos porque eles têm muito arrasto”.

“Obviamente, essa direção errada é a mesma que a indústria automotiva geral vem seguindo ultimamente”, explicou ele. “Carros maiores, mais pesados e a obsessão das pessoas a respeito de eles serem impulsionados por baterias ou combustível”.

Portanto, Newey gostaria de ver “carros menores, mais leves e eficientes em termos de energia” no futuro, e ele argumenta que isso não comprometeria a segurança.

“Pelo contrário, é um problema auto sustentado porque quanto mais pesado o carro, mais forte ele precisa ser”, concluiu ele.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.