Newey antecipou os quiques: “Na verdade, todo mundo deveria saber”

domingo, 6 de novembro de 2022 às 11:18

Adrian Newey

A Red Bull Racing foi a primeira equipe de Fórmula 1 a lidar com os quiques. Enquanto muitas equipes de F1 foram surpreendidas por um carro balançando, Adrian Newey parecia já ter levado em consideração o problema no design do RB18. O diretor técnico da Red Bull ganhou experiência com o problema no início de sua carreira.

O designer mestre de 63 anos está no ramo há 42 anos. O efeito solo trazido pela nova geração de carros de F1 não foi surpresa para ele, pois ele ganhou experiência antes mesmo de conseguir uma posição permanente na categoria máxima do automobilismo.

“Estudei aerodinâmica de efeito solo e meu último projeto durante meus estudos foi a aplicação em carros esportivos”, declarou ele à revista alemã Auto, Motor und Sport.

“Eu estava procurando um estágio e escrevi para as equipes que existiam na temporada de 1980. A maioria delas não respondeu. Harvey Postlethwaite, que trabalhava na Fittipaldi na época, me ofereceu um emprego como aprendiz no departamento de aerodinâmica”, comentou.

Ele continua: “No fim das contas, eu era o chefe do departamento naquele dia. Eu estava sozinho”. Durante seu tempo na Fittipaldi, ele ganhou a experiência necessária em quiques, sobre o que tinha conhecimento básico graças à sua formação especializada.

Pela experiência adquirida há mais de 40 anos, ele viu o fenômeno chegar já na fase de projeto do RB18. “Adivinhei o que estava reservado para nós. No máximo fiquei surpreso com a extensão. Na verdade, todos deveriam saber. É um fenômeno que está nos genes desses carros”, explica Newey.

De acordo com Newey, porém, traduzir o problema em um modelo é difícil. Isso ocorre porque no túnel de vento, os quiques não aparecem e por isso não podem ser simulados.

Isso desempenhou um papel importante no caminho errado da Mercedes com o W13 este ano, já que a equipe confiou nos resultados dos testes visíveis no túnel de vento. Ainda assim, de acordo com Newey, havia outras maneiras de prever o fenômeno, com o resultado de que a Red Bull o controlou “relativamente rápido”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.