Newey admite que rejeitou propostas da Ferrari

sábado, 3 de junho de 2023 às 10:30

Adrian Newey

Adrian Newey confirmou que recusou várias ofertas para trabalhar na Fórmula 1 para a Ferrari. No mês passado, o filho do fundador Enzo Ferrari, Piero, que é vice-presidente da empresa com sede em Maranello, revelou que a Ferrari tentou atrair Newey, de 64 anos, para a Itália.

“Ele disse não para (Luca di) Montezemolo e para Jean Todt”, disse Ferrari. “Aparentemente ele não quer se mudar – ele gosta de ficar na Inglaterra”.

Os relatos indicam que, em meio à atual campanha de recrutamento da Ferrari, outra abordagem foi feita ao britânico – que é um dos designers de carros de F1 mais bem-sucedidos e famosos da história. No entanto, ele recentemente estendeu seu contrato para permanecer como diretor de tecnologia da Red Bull.

“Fiquei muito tentado a ir lá (Ferrari) no passado, é uma marca lendária”, confirmou Newey ao ex-piloto de F1 Ivan Capelli durante entrevista à Sky Italia em Barcelona.

“Eles me contataram em 1993, eu acho, e depois em 1997, quando fui da Williams para a McLaren. E foi uma escolha muito difícil. Na época, meus filhos eram muito pequenos e eu não queria que eles mudassem de escola”, explicou.

Quando perguntado se ele está tentado a ir para a Ferrari agora que seus filhos cresceram, Newey sorriu: “Honestamente, se eu fosse 20 anos mais novo…”.

Capelli perguntou a Newey como ele consegue ter tanto sucesso na Fórmula 1 com seus carros vencedores de título e muitas vezes totalmente dominadores.

“Quando surgem novas regras, como naquele período de transição entre motores turboalimentados e normalmente aspirados, passo muito tempo pensando nas oportunidades que as novas regras oferecem a você”, respondeu ele.

“Eu sempre procuro as brechas – situações em que as regras pedem que você faça uma coisa, mas não o obrigam, permitindo uma maneira original de proceder”.

No entanto, ele também credita Max Verstappen pela atual era de domínio da Red Bull. “Acho que Max é o piloto de protótipo perfeito”, elogiou Newey.

“Ele tem um talento louco para controlar o carro e qualidades inatas de pilotagem. Quando ele chegou, ele estava cometendo muito mais erros, porque ele era jovem, estava sempre forçando o limite. Mas certamente é diferente agora”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.