Neugebauer vence em Goiânia pela Porsche Cup e Muller lidera o campeonato da Carrera Cup

domingo, 10 de março de 2024 às 15:55

Porsche Cup 2024

Com condições de aderências muito desafiadoras na Carrera Cup e perante uma arquibancada completamente lotada, Werner Neugebauer venceu em Goiânia com Marçal Muller em segundo neste domingo. Após a etapa inaugural da temporada, os dois aparecem nas duas primeiras posições do campeonato, com o piloto do #544 à frente. Miguel Paludo, Lucas Salles e Pedro Aguiar completam o top5 após a passagem da Porsche Cup C6 Bank pelo Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Pela classe Challenge, a vitória no domingo ficou com Antonella Bassani, favorecida por abandono de Caio Castro na parte final da prova, enquanto liderava. Vencedor na véspera, Miguel Mariotti terminou a prova em segundo e aparece no topo da tabela de pontos da Challenge, a exemplo do que acontece no campeonato da Carrera após a primeira etapa do ano.

O domingo teve ainda a primeira prova da Trophy em 2024. A corrida da categoria de entrada foi extremamente disputada desde o início e realizada com pista molhada. Andre Rosario prevaleceu com categoria.

Nos subcampeonatos, a Carrera Cup teve repetecos dos vencedores do sábado. Francisco Horta segurou o ímpeto de Lineu Pires e ganhou na Sport, enquanto Israel Salmen teve uma trajetória mais tranquila, com carros de outras categorias entre o seu e o de Leo Sanchez, para repetir o triunfo na Rookie.

Consequentemente, Horta e Salmen lideram suas divisões, com 100% de aproveitamento.

A Challenge Rookie também tem um líder invicto: o jovem Caio Chaves, piloto de 16 anos de idade que venceu as duas provas.

Já na Challenge Sport há um empate em primeiro lugar, entre Seba Malucelli e Celio Brasil.

A Porsche Cup C6 Bank retorna no primeiro fim de semana de abril, para mais cinco corridas válidas pelas três categoria na pista do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).

 

 

As Corridas

Carrera Cup

Com os carros equipados com pneus slick e o asfalto goiano ainda úmido, a direção de prova determinou largada em fila indiana por motivo de segurança.

Franco Giaffone sustentou a ponta na largada, mas Pedro Aguiar e Lucas Salles se aproximaram na freada da curva 2. Werner então surpreendeu Salles, por fora, para assumir o terceiro lugar. Imediatamente atrás, Christian Fittipaldi passou Marçal Muller.

Ao término da primeira volta, o top5 indicava Giaffone, Aguiar, Salles, Neugebauer e Chris Hahn. Francisco Horta liderava na Sport e Israel Salmen na Rookie.

Paludo passou Hahn e entrou no top5 na volta 3, enquanto Muller deu o troco em Fittipaldi recuperando o sétimo posto.

Aguiar tentou o mergulho por dentro na curva 1 na volta 4, mas Giaffone fechou a porta decidido a manter a liderança. Logo atrás, Hahn deu o troco em Paludo retomando o quinto posto. O #7 então ficou à mercê de Muller, que chegou a tentar um traçado diferenciado para surpreender Paludo.

Na volta 6, Aguiar tentou atacar pela liderança, mas ficou sem a melhor trajetória para a tomada das curvas 2 e 3. Werner se aproveitou e foi para a vice-liderança, seguido de Salles. Logo atrás, Muller chegou a colocar de lado com Paludo, mas o ataque foi neutralizado.

Pressionado por Marçal, Paludo colou em Hahn. Mas teve a porta fechada pelo #26 na entrada do trecho de baixa.

Paludo e Hahn fizeram um terço da volta lado a lado no oitavo giro da prova. Muller chegou a tentar por dentro de um 3-wide. Mas Hahn fechou a porta para os dois e acabou escapando a seguir. Assim Paludo, Muller e Fittipaldi passaram.

Na curva da Vitória, Giaffone espalhou a trajetória e cedeu a liderança para Werner. Muller então passou Paludo, ingressando no top5.

A 10 minutos da abertura da volta final, Werner tinha 1.5s de margem sobre Giaffone. Salles, Aguiar e Muller vinham na sequência. Começava a pingar sobre a pista, quando Horta mantinha a liderança na Sport em nono lugar no geral, bem como Salmen na Rookie.

Salles então mergulhou por dentro de Giaffone na tomada da curva da Vitória. Aguiar tentou acompanhar a linha, mas Muller fez a manobra do fim de semana saltando de quinto para terceiro na freada.

Na volta seguinte Muller passou Salles no fim da reta para ser segundo colocado. A vantagem de Werner na liderança era superior a 3s e restavam 7 minutos para a abertura da volta final.

Já a briga pela liderança da Sport era por palmos de asfalto, entre Horta e Lineu Pires. Os dois abriram a volta 14 separados por apenas 0.296s, com o #77 à frente. Ja Salmen vinha tranquilo na liderança da Rookie, com três carros de outra divisão entre o seu #51 e o #15 de Leo Sanchez.

Aguiar conseguiu passar Giaffone na volta 17. Paludo tentou seguir a linha, de olho na última vaga do pódio. Mas Franco defendeu. Na abertura da volta 18 porém, Paludo surpreendeu Giaffone ameaçando na curva da Vitória. O #3 acabou sem a melhor trajetória na entrada da reta e ficou aberta a linha interna para Paludo ultrapassar e ser quinto na penúltima volta.

Werner ganhou com autoridade. Marçal foi segundo e lidera o campeonato. Salles, Aguiar e Paludo -nesta ordem- completaram o pódio. Horta segurou Pires e foi sétimo, repetindo a vitória na Sport. Já Salmen, em 16º, também repetiu a vitória na Rookie.

 

Challenge 

Penalizado na véspera horas após a bandeirada caindo de segundo para sétimo no resultado de sábado, Caio Castro alinhou seu carro ao lado da máquina do pole SangHo Kim.

O #22 mergulhou por dentro na curva 1 para ser líder. Mas Antonella Bassani foi muito inteligente na trajetória das das primeiras curvas e passou Caio na tomada da curva 2, saltando da quarta posição no grid para a liderança.

Liderando na Sport, Celio Brasil fechou a volta 1 em terceiro, Seba Malucelli em quarto e Sadak Leite em quinto.

Já Gerson Campos, que tivera problemas no sábado, conquistou nada menos que dez posições na primeira volta.

Leite passou Malucelli na volta 3 e o #100 logo perdeu posição também para Miguel Mariotti, vencedor na véspera.

Após cinco voltas, a vantagem de Antonella sobre Caio Castro era de 0.746s. Brasil (liderando na Sport), Sadak e Mariotti completavam a zona de pódio. Em 11º no geral, Caio Chaves liderava na Rookie repetindo a boa performance da véspera.

Caio Castro surpreendeu Antonella na volta 7, assumindo o primeiro lugar. Mas o #22 perdeu ritmo na abertura da volta 10 e teve que retirar seu carro. Antonella herdou a liderança, com Celio Brasil em segundo, Mariotti em terceiro, Sadak e Malucelli a seguir.

Na volta 11 Mariotti passou Brasil por dentro na reta principal, assumindo o segundo lugar na corrida e pavimentando sua liderança no campeonato.

Cristian Mohr se aproveitou de brecha deixada por Malucelli na volta seguinte e avançou para quinto lugar no fim da reta dos boxes. Foi a 14ª posição conquistada pelo competidor do Porsche #3 em 18 minutos de prova.

Antonella controlou a vantagem até a bandeirada. Mariotti foi segundo e sai de Goiânia no topo da tabela de pontos. Celio Brasil, em terceiro, ganhou na Sport. Sadak e Mohr completaram o pódio. Já Caio Chaves, em 12º, venceu mais uma vez na Rookie.

 

Trophy

A primeira prova do ano foi realizada com piso molhado em Goiânia e os carros equipados com pneus Michelin para chuva.

Foi um desafio adicional para os competidores da classe introdutória, vez que todos os treinos foram realizados com pista seca e pneus slick.

Depois que o safety-car deixou a pista, os carros partiram em fila indiana para 20 minutos de ação.

O pole Silvio Morestoni sustentou a liderança, apesar de tentativa de Andre Rosario em buscar uma trajetória alternativa nas duas primeiras curvas. A pressão surtiu efeito na freada da curva 4. Logo atrás, Denis Ferrer também avançou, de quarto para terceiro, ao passar José Moura Neto. Ferrer a seguir passou Morestoni na reta principal e partiu no encalço do líder.

Na conclusão da volta 2, Ferrer e Leonardo Neto rodaram na tomada da curva da Vitória, perdendo terreno. Ambos retornaram no fim do pelotão.

Após cinco minutos de prova, os pilotos abriram a volta 4 com o top5 nesta ordem: Rosario, Morestoni, Moura Neto, Fabricio Simões e Gabriel Liber. Em sexto, Neto Heil era o líder na classe Sport, seguido por Gustavo Costa e Leticia Bufoni.

Com a prova se aproximando da metade do tempo regulamentar, Rosario tinha mais de 5s de margem na liderança. Já Moura Neto, catapultado por seguidas melhores voltas, colou em Morestoni e passou a desafiar o carro #8 pela vice-liderança.

O ataque surtiu efeito na tomada da curva 1, na abertura da volta 7. Moura Neto mergulhou por fora e conseguiu controlar o carro, realizando formidável manobra sobre Morestoni. Pela classe Sport, Leticia Bufoni assumiu o segundo lugar, ao ultrapassar Gustavo Costa.

Imediatamente a seguir foi acionado o safety-car para resgate de um carro atravessado na pista.

A relargada veio na abertura da volta 8, com pouco mais de 5 minutos restando para a abertura da volta final.

Rosario largou bem e Moura Neto tentou acompanhar repetindo o ataque por fora. Morestoni perdeu terreno, cedendo posições para Fabricio Simões e Gabriel Liber (mais tarde o pole-position recolheria para box).

Liber então colocou pressão sobre Simões, que espalhou a trajetória na curva da Vitória. O #84 então caiu para quinto, ultrapassado também por Neto Heil. Bufoni era sexta, uma posição à frente de Lucas Lucco.

Rosario ganhou com autoridade, livrando margem de 3.146s sobre Moura Neto. Liber foi terceiro, com Heil e Simões completando o pódio geral. Heil venceu na divisão Sport com o quarto lugar no geral.
Bufoni foi pressionada até o final, quando recebeu toque de outro competidor e rodou na tomada da curva da Vitória. Lucco então herdou o segundo lugar na classe de entrada, recebendo a bandeirada com o sétimo lugar no geral.

 

 

O que eles disseram:

“A mudança no setup influenciou bastante para hoje, o carro tinha muito potencial desde os treinos e conseguimos economizar bastante pneu. Não consegui fazer o Q2 desejado por um erro nosso, e na corrida 1 não tínhamos o melhor equilíbrio do carro e esse setup mudou muito o equilíbrio do carro. Sabia que tinha que atacar logo na largada para abrir a vantagem, deu certo, consegui fazer ultrapassagens limpas e vencer a corrida. A condição da pista foi melhorando, ao longo da corrida começou a pingar, mas a vantagem já era confortável e só precisei controlar o ritmo.”

Werner Neugebauer

 

“Muito feliz com o resultado aqui em Goiânia. Começamos o ano já andando entre os primeiros. Ontem o carro estava ótimo, conquistamos a pole e vencemos e hoje consegui escalar o pelotão para chegar em segundo lugar, o que me faz terminar a etapa na liderança do campeonato. Feliz com o desempenho e por poder começar o ano já no topo da tabela de pontos junto com a Farben.”

Marçal Muller

 

“Foi com certeza mais difícil que minha vitória aqui no ano passado. Andar com pneus na lona é muito complicado aqui. Dedico essa vitória à todas as mulheres pelo nosso dia que foi essa semana. Parabenizo também a toda minha equipe pelo trabalho, começar com o pé direito é muito bom e agora vamos em busca de defender o título.”

Antonella Bassani

 

“Foi um fim de semana muito bom, deu tudo certo! Conseguimos a pole e a vitória ontem e hoje conseguimos escalar muito bem para terminar em segundo lugar. Agradeço a todos pelo trabalho e feliz em sair daqui na liderança do campeonato.”

Miguel Mariotti

 

“Esse ano a sorte está diferente do ano passado. Na última temporada ela nos faltou, principalmente na Endurance, então fiz um carro pensando em sorte e ela esteve comigo nessa etapa. Bons treinos, e duas vitórias para abrir a temporada, não tem jeito melhor de começar o ano pensando em campeonato. Acho que não vou sair de Goiânia hoje, vou ficar por aqui!”

Francisco Horta

 

“É difícil processar essa vitória, mas sei valorizar o que me trouxe até aqui. Agradeço a minha equipe, a minha noiva e a todas as mulheres pelo dia das mulheres. Todo mundo viu o quanto é difícil se posicionar na categoria acima, mas é desafiador e gratificante.”

Célio Brasil

 

“Tenho treinado muito no simulador, fico todo dia dando voltas para manter o desempenho. O desafio de hoje foi manter o foco e a cabeça no lugar. Venci ontem e sabia que isso não poderia me afetar no desempenho de hoje. Não tem como estrear de forma melhor, duas corridas e duas vitórias na minha primeira corrida aqui na Porsche Cup”

Caio Chaves

 

“Antes de tudo queria agradecer a todos que me ajudaram ao longo deste fim de semana aqui em Goiânia.

Já estava acostumado com o carro, então sabia que poderia abusar um pouco mais e já consegui passar em primeiro no final da primeira volta.

Tentei imprimir um ritmo forte, mas tive que tomar um pouco de cuidado depois do Safety-car para não ser atacado. Foi uma corrida muito boa!

Gostei muito das condições de chuva, o carro tem um grip muito bom. As primeiras voltas tive que aprender um pouco as reações, mas depois consegui imprimir um ritmo bom.”

André Rosario

 

“Minha primeira corrida da minha primeira temporada e a primeira vez andando em Goiânia, com chuva ainda. Mas, foi uma chuva de bençãos, com dois troféus, primeiro na Sport e quinto na geral.”

Neto Heil

 

“Quero começar agradecendo, tive um apoio de todos que estiveram aqui comigo. Ainda não tinha andado com um carro na chuva, fiquei um pouco mais nervoso do que eu esperava, mas foi só seguir. Consegui ser constante, fiz duas ultrapassagens, mas estava esperando o erro dos outros, a pista estava escorregadia e sabia que erros poderiam acontecer, tirei um pouco o pé pela chuva e deu tudo certo.

Fiz muitas horas de simulador para chegar preparado aqui, mas mesmo assim tive muita dificuldade no miolo do autódromo, agora vou treinar ainda mais para o Velocitta no simulador.”

Lucas Lucco

 

“São coisas de corrida que eu ainda não estou acostumada, estava em segundo lugar na minha categoria, me mantive ali por mais da metade da prova e já apontando na última reta acabei sofrendo um toque e rodando. Fiquei chateada, não achei justo, mas são coisas de corrida e tenho que me acostumar com isso. Ainda sim, feliz com o resultado e com ter subido no pódio hoje em Goiânia.

Foi uma ótima estreia, larguei em quarto e consegui subir para terceiro no começo, no meio da prova consegui subir para segundo e tentei alcançar o primeiro, mas ele estava muito rápido. A pista estava muito escorregadia, então precisou de muita calma para não errar. Infelizmente esse incidente na última curva me custou a segunda colocação, mas vamos para a próxima corrida e que eu possa ser ainda melhor.”

Leticia Bufoni

 

Resultados
Carrera – Corrida 2
1. #8. Werner Neugebauer 27:01.784
2. #544. Marçal Muller +4.260
3. #70. Lucas Salles +7.835
4. #20. Pedro Aguiar +8.899
5. #7. Miguel Paludo +9.276
6. #3. Franco Giaffone +10.543
7. #77. Francisco Horta (S) +13.431
8. #888. Lineu Pires (S) +15.152
9. #199. Nelson Marcondes (S) +17.279
10. #800. Raijan Mascarello (S) +17.601
11. #0. Christian Fittipaldi +18.245
12. #26. Christian Hahn +19.111
13. #29. Rodrigo Mello +20.023
14. #1. Alceu Feldmann +20.072
15. #56. Peter Ferter (S) +23.011
16. #51. Israel Salmen (R) +25.134
17. #14. Carlos Campos (S) +31.499
18. #80. Rouman Ziemkiewicz (S) +37.020
19. #87. Nelson Monteiro (S) +37.685
20. #15. Leonardo Sanchez (R) +38.868
21. #24 Gustavo Zanon (R) +40.427
22. #9. Edu Guedes (R) +40.596
23. #74. Piero Cifali (R) +55.233
24. #27. Josimar Junior (S) +56.557
25. #84. Gustavo Farah (R) +1:17.454
26. #60. Ramon Alcaraz (R) +1:20.476
27. #12. Marco Pisani (R) -1 volta
(S) Sport
(R) Rookie

Challenge – Corrida 2
1. #72. Antonella Bassani 27:49.419
2. #21. Miguel Mariotti +3.208
3. #139. Celio Brasil (S) +7.331
4. #66. Sadak Leite +10.519
5. #3. Cristian Mohr +13.047
6. #100. Sebá Malucelli (S) +13.337
7. #82. Gerson Campos +13.999
8. #7. Luiz Souza (S) +22.710
9. #32. Matheus Roque (S) +27.414
10. #23. Leonardo Herrmann (S) +31.126
11. #44. Giuliano Bertuccelli (S) +36.922
12. #54. Caio Chaves (R) +49.000
13. #38. Eric Santos (R) +56.872
14. #99. Wagner Pontes (R) +1:01.522
15. #1. Alceu Feldmann Neto (R) +1:06.494
16. #58. Claudio Simão (S) +1:09.536
17. #45. Paulo Totaro (R) -1 volta
18. #9. Claudio Reina (R) -1 volta
19 #177. Lucas Locatelli (S) -1 volta
20. #71. SangHo Kim (S) -1 volta
DNF
#22. Caio Castro
#55. Marco Tulio (S)
(S) Sport
(R) Rookie

Trophy
1. #2. André Rosario 22:57.897
2. #45. José Moura Neto +3.146
3. #14. Gabriel Líber +6.736
4. #331. Neto Heil (S) +9.850
5. #84. Fabricio Simões +10.856
6. #777. Lucas Lucco (S) +13.858
7. #7. André Cytrynbaum (S) +18.339
8. #33. William Araujo +20.413
9. #38. Leonardo Netto +32.844
10. #121. Denis Ferrer +34.162
11. #1. Gustavo Costa (S) +35.476
12. #13. Leticia Bufoni (S) +37.935
13. #22. Heverton Cardoso (S) +41.323
14. #18. Ricardo Zylberman (S) +51.515
15. #12. Marcelo Seiroz (S) -1 volta
16. #8. Silvio Morestoni -4 voltas
(S) Sport

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.