Nelsinho Piquet é pole em Rockingham

sábado, 14 de abril de 2012 às 22:10
Nelsinho Piquet em Rockingham
Nelsinho Piquet em Rockingham

Nelsinho Piquet conquistou hoje a primeira pole position de sua carreira na Nascar Truck Series. O piloto brasileiro levou o Chevrolet Silverado #30 a uma média horária de 144,387 milhas por hora, na melhor volta do dia no oval de uma milha.

“Confesso que não esperava a pole. Foi uma volta boa, mas não fantástica. Fiquei até um pouco preocupado logo que acabei a volta. O time está de parabéns pelo trabalho realizado até agora e fico contente de ter feito minha primeira pole no final de semana em que eles me homenagearam com a bandeira do Brasil no banco do truck”, declarou Nelsinho, o mais rápido do dia também na sexta-feira.

O brasileiro lembra que a pista de Rockingham demanda muito dos pneus e que isso deve proporcionar vários concorrentes com estratégias diferentes ao longo da corrida de 200 milhas no domingo. “Numa hora vamos estar em primeiro e na outra podemos andar entre décimo e 15º. A corrida vai ser muito mais complicada que os dois dias de treino”, afirmou Nelsinho.

Piquet Jr disse estar especialmente contente por largar na pole nesta prova, que será histórica para a tradicional pista de Rockingham. “Os responsáveis pelo circuito e a Nascar estão de parabéns pelo evento que estão promovendo aqui. Ontem fizemos uma sessão de autógrafo no centro da cidade, que abraçou o retorno da Nascar.”

Fundado em 1965, o autódromo antigamente era chamado de North Carolina Speedway. Mas sempre foi famoso entre os fãs da categoria como “The Rock”. É um oval de uma milha com inclinação variável entre 22º e 25º.

Durante mais de 40 anos, essa pista recebeu provas da Nascar. Mas desde 2004 não acontecem corridas das divisões nacionais lá. A última prova foi em fevereiro de 2004, pela Cup Series e teve um final muito disputado, com Matt Kenseth superando Kasey Kahne por um centésimo de segundo.

O retorno de “The Rock” às divisões de elite da Nascar foi selado no ano passado, após uma negociação que envolveu inclusive o governador do Estado da Carolina do Norte, autor . A corrida deste domingo será a primeira da história da Truck Series no autódromo e está cercada de grande expectativa.

Para valorizar o retorno da pista, a Nascar designou a corrida das picapes para o “horário nobre” do final de semana. A Truck Series, que normalmente abre a programação dos eventos, vai correr na tarde de domingo. Com isso, a jornada das divisões imediatamente superiores, neste final de semana, em ação no Texas, foi antecipada para sexta-feira e sábado.

Outra medida para destacar a prova das picapes foi tomada em conjunto pela Nascar com os responsáveis pelo autódromo, na política da categoria de valorizar os fãs. O briefing dos pilotos, que normalmente é uma reunião fechada antes da prova, será aberto ao público neste final de semana.

“Agora é pensar na corrida. Terminamos a sexta e o sábado na primeira posição. O cenário parece favorável para minha primeira vitória na categoria”, concluiu Nelsinho.

A largada para a prova de 200 milhas está marcada para 14h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo da Fox Sports para o Brasil.

AS – www.autoracing.com.br


Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.