Nelsinho Piquet chega a Bristol para rodada dupla pela Nascar

terça-feira, 21 de agosto de 2012 às 12:38
Truck de Piquet para Bristol

Layout do truck de Nelsinho para Bristol

Brasileiro estreia nova pintura em sua picape nesta quarta e compete também na sexta com o Impala #30 pela Nationwide Series

Primeiro brasileiro a vencer corridas nas divisões nacionais da Nascar, Nelsinho Piquet se prepara para uma rodada dupla nesta semana. Nesta quarta-feira, ele estreia uma nova pintura no Chevrolet Silverado #30 em prova da Truck Series na tradicional pista, conhecida como a “meia milha mais rápida do mundo”. Na sexta, ele reassume o assento do Impala #30 para competir pela Nationwide Series.

“Estou cada vez mais animado”, resumiu o piloto. “Depois de uma vitória como a de sábado, minha motivação e a do time estão em alta. Não vejo a hora de ir para a pista.”

A última etapa da Truck Series, divisão na qual Piquet Jr disputa o campeonato regularmente, marcou a primeira vitória do piloto em pista oval nas séries nacionais da Nascar. Com o triunfo em Michigan, ele foi o segundo estrangeiro a vencer na divisão das picapes, disputada desde 1995. Em junho, o brasiliense de 27 anos já havia escrito seu nome na história da principal competição do automobilismo americano ao vencer a 14ª etapa da Nationwide Series, no circuito misto de Elkhart Lake.

A pista de Bristol é palco de ótimas recordações para Nelsinho. Em março ele competiu lá pela K&N Pro Series East, última categoria de acesso antes das divisões nacionais da Nascar, e dominou a prova completamente. Cravou a pole e venceu com autoridade. Foi a única vitória de um piloto estrangeiro na história do autódromo, fundado em 1961.

“Conheço inúmeros circuitos no mundo todo e nenhum deles tem a atmosfera vibrante de Bristol. É incrível correr dentro de uma arena. É a Nascar em sua essência”, disse Nelsinho, sobre o speedway com capacidade para 160 mil torcedores.

Oitavo colocado no campeonato, ele lembrou também que é a corrida de casa para seu crew chief, Chris Carrier, que cresceu a poucas milha de distância do autódromo. “O trabalho do Chris foi fundamental na vitória em Michigan e espero conseguir voltar com ele para o victory lane em Bristol. Sei que esta é uma prova especial para ele.”

Para a corrida desta quarta, que tem largada prevista para 21h (de Brasília), o piloto exibe uma nova pintura em sua picape. O Silverado #30 da equipe Turner terá como principal patrocinadora na 13ª etapa da temporada a marca B, linha premium de cachaça com mel e limão lançada no ano passado por Nelsinho no Brasil. “Assim como tento chamar atenção da Nascar no Brasil, sempre que posso divulgo o Brasil na Nascar. Logo mais a nossa bebida nacional estará no mercado americano e fico contente de aproveitar uma corrida importante como Bristol para fazer esse trabalho.”

As condições da pista estarão diferentes do que Piquet Jr encontrou da última vez que competiu lá, em março. O circuito passou por uma reforma que reduziu a inclinação progressiva nas curvas. Antes, a linha externa tinha um ângulo maior que o traçado interno. Na prática, isso permitia aos pilotos que optavam por correr mais próximos do muro carregar mais velocidade nas curvas, teoricamente facilitando ultrapassagens por fora.

“Nos tempos de volta durante os treinos e principalmente na tomada que define o grid, a reforma afeta menos. Mas na corrida sim, por causa das ultrapassagens. Então vai ser bem importante classificar na frente e tentar ficar na frente o maior tempo possível, para evitar riscos de acidentes no meio do pelotão”, comentou o piloto lembrando que tradicionalmente a meia milha mais rápida do mundo é palco de muitas batidas.

O retrospecto do Silverado #30 em 2012 tem favorecido nesse sentido. Nas 12 etapas já realizadas, aconteceram 11 tomadas de tempo (no Texas o treino foi cancelado por causa da chuva e o grid foi estabelecido pela pontuação do campeonato entre os proprietários). Nelsinho cravou a pole duas vezes e a “outside pole” outras quatro, para um recorde de seis largadas na primeira fila. É o melhor desempenho entre os 80 pilotos que marcaram pontos na Truck Series em 2012. No ano passado, em sua corrida de estreia em Bristol, ele largou em segundo lugar e terminou em oitavo.

A programação de quarta prevê dois treinos livres, às 11h e às 13h. A classificação acontece 17h35 e a largada 21h (sempre pelo horário de Brasília). Na sexta, a largada está marcada para 20h.

O canal Fox Sports, dono dos direitos de transmissão da Nascar para o Brasil, anuncia a exibição da prova da Truck Series em videotape na madrugada de quarta para quinta, a partir de 1h40. A corrida será reprisada na quinta às 7h30 e na madrugada de quinta para sexta às 3h25.

A grade da programação de sexta, quando acontece a prova da Nationwide Series, não havia sido divulgada pela emissora até a manhã desta terça.

CLASSIFICAÇÃO NO CAMPEONATO
1. T. Peters 449
2. T. Dillon 449
3. J. Buescher 443
4. J. Lofton 432
5. P. Kligerman 424
6. M. Crafton 413
7. J. Coulter 406
8. N. Piquet Jr 392
9. R. Hornaday Jr 386
10. J. White 371

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.