Negociações do novo Pacto de Concórdia devem ser a portas fechadas

domingo, 7 de maio de 2023 às 10:15

Greg Maffei

O chefe da Liberty Media, Greg Maffei, quer iniciar as negociações para o próximo Pacto de Concórdia. O último acordo comercial que vincula as equipes aos direitos comerciais da FIA e da Liberty Media da Fórmula 1 foi assinado durante o ano pandêmico de 2020.

Na época, embora um acordo com todas as equipes tenha sido fechado até 2025, as negociações foram tensas. “O que me frustrou foi que nós, como equipes, não somos capazes de realmente nos unir para ter um ponto de vista comum”, disse o chefe da Mercedes, Toto Wolff, na época.

Mas com a popularidade da F1 agora crescendo, o CEO da Liberty, Maffei, disse em Miami que deseja iniciar as negociações do acordo pós-2025 com as equipes “enquanto o ferro está quente”.

“Acho que há um consenso entre a FIA, as equipes e nós de que agora é um bom momento para fazer isso”, explicou ele. “Não há obrigação de fazê-lo agora e não há riscos se não for feito, mas não há razão para adiar para o último momento, como antes”.

Quanto às negociações anteriores tipicamente problemáticas sinalizadas por Wolff, Maffei acha que o novo CEO da F1, Stefano Domenicali, conseguiu “mudar a dinâmica” do relacionamento entre o detentor dos direitos e as equipes.

“Agora temos um relacionamento mais positivo e todos entendem os benefícios de uma renovação antecipada do acordo, o que trará segurança para todos os participantes”, comentou.

Quando questionado sobre o desejo da Liberty de negociações antecipadas, Wolff agora diz que espera que as negociações ocorram “a portas fechadas”. “Nós ainda não começamos a conversar direito”, declarou o chefe da Mercedes.

“Mas isso vai acontecer em breve. Mas isso deve acontecer de forma construtiva, não talvez com transmissão ao vivo e criando controvérsia”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.