Neel Jani assumirá o cockpit de um carro da Fórmula E

terça-feira, 18 de dezembro de 2018 às 15:08

Porsche

A Porsche continua a ganhar impulso em sua entrada no Campeonato ABB de Fórmula E da FIA: Neel Jani foi o primeiro piloto contratado. Com a participação do experiente piloto suíço, a nova equipe de fábrica iniciará seus testes no começo de 2019 para preparar-se para a sexta temporada mundial de monoposto puramente elétrico, que começará em dezembro de 2019. A Porsche está aguardando ansiosamente a chegada do primeiro chassi padronizado para instalar seu trem de força desenvolvido em casa, que já passou pelos bancos de testes.

Jani é piloto de fábrica na Porsche desde 2013. Ao volante do Porsche 919 Hybrid, ele conquistou uma merecida vitória em Le Mans em 2016 e tornou-se Campeão Mundial de Endurance da FIA no mesmo ano. Entre 2014 e o final de 2017, o piloto de 35 anos venceu quatro corridas no 919, garantindo nove pole positions e quatro voltas mais rápidas em corridas. Em 2018, ele conquistou o recorde de pista em Spa-Francorchamps (Bélgica), onde superou a marca de referência da Fórmula 1 com o 919 Hybrid Evo. Jani começou sua carreira em monopostos, chegando à Fórmula 1 como piloto de testes.

“Sem dúvida, Neel é o homem certo para o nosso programa de avanço tecnológico”, disse Fritz Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsport. “Ele não contribuirá exclusivamente com velocidade, mas também tem um grande volume de experiência em monopostos. Ele já pilotou na Fórmula E está bem posicionado em Weissach, como piloto de desenvolvimento.”

“Estou muito ansioso pela nova tarefa”, diz Jani, entusiasmado. “Fazer parte de um programa totalmente novo da Porsche Motorsport pela segunda vez, desde o início, significa muito para mim. Os desafios técnicos e de pilotagem são enormes e nossos fortes oponentes na Fórmula E têm uma vantagem significativa em experiência. Temos muito trabalho pela frente e mal posso esperar pela largada.”

A participação da Porsche na Fórmula E faz parte de amplas mudanças na empresa e acontece num momento perfeito: juntamente com o primeiro carro elétrico da Porsche, chegará ao mercado o novo Taycan, o primeiro carro esportivo da marca a gerar sua performance sem o envolvimento de um motor a combustão. Com um investimento de seis bilhões de euros, a Porsche entra na era elétrica e digital. 1.500 novos empregos já foram criados somente para o lançamento do Taycan. A chamada “Produção 4.0″ exige processos fundamentalmente novos e deve ser neutra em carbono. O programa da Fórmula E tem uma importante função na estratégia da companhia para o futuro, já que especialistas em automobilismo e produção trabalham lado a lado no centro de pesquisa e desenvolvimento de Weissach. Um dos resultados dessa íntima relação de trabalho e compartilhamento de conhecimentos é a tecnologia de 800 Volts do Taycan, que combina uma enorme autonomia e curto tempo de recarga com uma impressionante performance. Essa tecnologia de alta voltagem é baseada na engenharia pioneira dominada no triplo vencedor de Le Mans, o 919 Hybrid. Em termos de propulsão elétrica e gerenciamento de bateria e resfriamento, o desenvolvimento de carros de série se beneficiou da experiência ganha nas corridas. Agora, o campeonato de carros elétricos também irá focar no desenvolvimento de alta tecnologia e gerenciamento de energia.

Graças ao lançamento do novo carro Gen2 (segunda geração) e da maior capacidade das baterias, as trocas de veículo não acontecerão mais durante as provas da Fórmula E. Enquanto o veículo e a unidade da bateria são padronizados para todas as equipes, todos os componentes do trem de força são desenvolvidos individualmente e em casa pela Porsche. Esses elementos importantes para a rodagem incluem o motor elétrico, inversor, caixa de câmbio, diferencial, semieixos, componentes da estrutura e suspensão do eixo traseiro, assim como o sistema de resfriamento e a ECU (unidade de comando eletrônico).

[the_ad id=”237860”]

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.