NASCAR TS – Piquet Jr. é quarto em Dover e sétimo no campeonato

sábado, 2 de junho de 2012 às 12:07

nascar12-nelsinho martinsville-350Nelsinho Piquet ganhou nada menos que 14 posições em Dover, palco da sexta etapa da Nascar Truck Series, corrida que foi interrompida pela chuva. O brasileiro largou no 18º lugar e terminou em quarto. Somou mais 40 pontos e agora é o sétimo colocado no campeonato. De quebra, ganhou o prêmio “Featherlite Most Improved Driver”, destinado ao piloto que mais posições conquista nas corridas da Nascar.

“Foi um dia difícil. Passei a maior parte do tempo frustrado com o truck. A gente começava bem, mas perdia performance a seguir e caía várias posições. Nem nos pitstops deu para aprimorar o ajuste. Passei a corrida preocupado. No final acho que o Chris Carrier, meu crew chief, tomou a decisão perfeita ao deixar o truck na pista e torcer pela chuva. Foi uma estratégia arriscada e deu certo.”

O resultado no oval de uma milha de Dover foi o segundo quarto lugar do Chevrolet Silverado #30 em seis corridas neste ano. Exceto nas duas provas que não concluiu por acidentes, Piquet Jr sempre figurou no top-10 em 2012. O brasileiro avançou uma posição na classificação e tirou 5 pontos da diferença que o separa do líder da tabela, Justin Lofton.

O resultado em Dover foi particularmente comemorado, porque o equipamento hoje não dava esperanças de um resultado positivo. Pela manhã, o truck não esteve muito estável na tomada de tempo e obteve apenas o 18º tempo.

Partindo com cautela, Nelsinho avançou duas posições na largada. Com o truck muito dianteiro, ele não conseguiu se aproximar dos dez primeiros nas 20 voltas iniciais. Então na segunda bandeira amarela da tarde, na volta 24, ele fez sua primeira parada nos boxes. Como outros adversários preferiram continuar na pista, em outra janela de combustível, o truck #30 relargou em 19º.

O rendimento melhorou e alguns rivais tiveram que fazer suas paradas. Com isso, Nelsinho chegou a lutar pela terceira posição contra o companheiro James Buescher entre as voltas 36 e 39, quando veio nova bandeira amarela.

Na relargada o brasileiro não conseguiu se posicionar para atacar os líderes, mas conservou a quarta posição até a próxima rodada de pitstops, realizada na volta 67. Deixou os boxes em oitavo lugar.

Mas novamente o truck perdeu aderência. Com isso, Piquet Jr caiu até o 16º lugar na volta 96, quando houve a quinta bandeira amarela da prova. Após nova parada para pneus e ajustes, ele alinhou para relargar em 12º na volta de número 100.

Nos 20 giros seguintes, já com o clima bastante úmido em Dover, houve uma rodada provocando bandeira amarela e uma bandeira vermelha interrompendo a corrida pela chuva. A prova foi retomada 15 minutos depois, com o brasileiro largando em 13º.

Entre a bandeira verde na volta 123 e a interrupção definitiva, na 147, houve três bandeiras amarelas -sinal da dificuldade que os competidores tinham de permanecer na pista.

Nesta condição, mais crítica, Nelsinho conseguiu sobressair. Ele aproveitou os breves intervalos disputados sob bandeira verde e fez ultrapassagens em todos eles. “As coisas foram bem nos short runs do final, sempre ganhando posições. Foi decisivo para conseguir mais esse top-5, que vai ser muito importante para o campeonato.”

A próxima corrida da Nascar Truck Series acontece na sexta-feira que vem, no oval de 1,5 milha do Texas.

Classificação do campeonato após seis etapas:

1. Justin Lofton 235
2. Timothy. Peters 234
3. Ty Dillon 222
4. James Buescher 219
5. Parker Kligerman 213
6. Todd Bodine 198
7. Nelson Piquet Jr. 195
8. Ron Hornaday 186
9. Matt. Crafton 180
10. Joey Coulter 178

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.