Nascar Truck Series – Nelsinho Piquet encara o “triângulo manhoso”

sexta-feira, 5 de agosto de 2011 às 20:31

n_piquet.1Neste final de semana, Nelsinho Piquet levará seu Chevrolet Silverado número 8 numa das mais tradicionais pistas da Nascar: Pocono.

Construída em 1968, a pista de 2,5 milhas tem características únicas. “É um circuito antigo, no qual as três curvas têm configurações muito diferentes e são conectadas por retas de distâncias diferentes também. A reta principal é bem onduladas, assim como a primeira curva, que tem maior inclinação. A segunda curva é mais suave, e a terceira é travada e quase sem inclinação, no estilo de uma pista curta”, explica Chris Carrier, chefe da equipe do piloto brasileiro.

“O circuito aqui nunca foi recapeado. É um tanto ondulado e isso dificulta para achar a linha ideal na pista. Isso tudo faz os especialistas chamarem Pocono de ‘um circuito de personalidade’. Apesar das dificuldades em encontrar a melhor trajetória, a pista é bem larga e tem retas longas, o que permite entrar no vácuo de quem vem à frente. Então espero uma corrida com muitas ultrapassagens”, conta Nelsinho Piquet, que já conheceu a pista nos treinos livres desta sexta.

“Não simulamos a classificação. Usamos o único treino mais para tentar o acerto da corrida. Assim, se conseguirmos largar entre os cinco será um resultado ótimo. Sair entre os dez primeiros, será bom”, projeta o piloto.

Carrier explica o porquê de destinar a sexta-feira pensando na prova e não na qualificação: “Como é uma pista com setores muito distintos, é praticamente impossível ter uma picape ótima em toda a volta. Então o desafio é identificar onde queremos ser mais rápidos e buscar um acerto que tente não perder velocidade nos demais”.

A corrida marca ainda o retorno de competidores da Sprint Cup à Truck Series. Kevin Harvick, proprietário da equipe pela qual corre Piquet Jr., e terceiro colocado na principal divisão da Nascar já confirmou presença na prova de sábado –bem como Kyle Busch, quarto colocado na mais relevante categoria do esporte a motor nos EUA.

“Com esses caras na briga, a disputa pela vitória sempre fica mais complicada. Terminar entre os três primeiros será ótimo, ficar entre os cinco será muito bom. E voltar a terminar a prova no top-10 será um resultado bom na minha avaliação”, resume o piloto brasileiro.

Nelsinho Piquet está em 13º lugar na temporada, com 364 pontos. A definição do grid acontece no sábado pela manhã. A 13ª etapa da Nascar Truck Series tem largada prevista para 14h (pelo horário de Brasília). O canal Speed anuncia a transmissão da prova.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.