NASCAR NS – Piquet Jr crava o quarto tempo em seu primeiro dia de treino

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 às 15:26
Nelsinho Piquet
Nelsinho PiquetR NS 

A estreia de Nelson Piquet Jr como competidor regular da Nationwide Series a bordo do Camaro #30 da equipe Turner Scott Motorsport superou a expectativa do primeiro piloto brasileiro a vencer na Nascar.

“O segundo treino foi bem melhor que eu esperava. Fomos bem rápidos com dois carros andando juntos”, avaliou o piloto. Trabalhando em parceria com o companheiro de time e também novato Kyle Larson, Piquet Jr fechou o dia com o quarto tempo (47s219) no superspeedway de Daytona, palco da etapa de abertura da temporada neste sábado. Sua melhor volta teve média de 190.607 milhas por hora (304,96 km/h).

Nelsinho destacou não apenas a marca, mas as condições apresentadas pelos quatro carros da Turner Scott Motorsports durante a segunda sessão do dia, quando a escuderia trabalhou na simulação de corrida.

“Tanto o meu carro e o do Kyle, quanto a Danica e o Allgaier foram muito rápidos e isso é importante. Mas o mais importante é que a gente consegue andar várias voltas se empurrando sem apresentar aquecimento de motor. Não sei como está o ritmo dos outros, mas a gente parece que tem um ritmo de corrida muito bom. Então estou bem contente”, disse Nelsinho.

Esta é a primeira prova que ele corre com um carro no oval de 2,5 milhas de Daytona em prova sancionada pela Nascar. Nos últimos três anos, Nelsinho competiu com picapes, disputando eventos da Truck Series no autódromo.

Desde a repavimentação da pista em 2011, carros que trabalham em parceria usando o vácuo têm apresentado desempenho muito mais expressivo que quando trafegam sozinhos na pista. Ocorre que na divisão das picapes, pela própria natureza da parte traseira dos veículos, os competidores não ficam tão colados como os carros da Nationwide e da Sprint Cup Series (as principais categorias da Nascar).

“Estava nervoso achando que ia ser difícil essa transição. Mas eu e o Kyle Larson nos demos bem com essa jogada. É a primeira vez dele e a minha também, e acabou que o resultado foi melhor que a gente esperava”, finalizou o brasileiro, que ficou atrás do parceiro por meros 0s002 no giro 31, quando ambos fizeram seus melhores tempos do dia.

Além de Nelsinho e Larson (carro #32), Justin Allgaier (#31) é o outro piloto da equipe Turner Scott que disputará toda a temporada da Nationwide Series. Nesta corrida, o time compete ainda com Danica Patrick, a bordo do carro #34.

O time optou por fazer a simulação de corrida (com os pilotos trabalhando em duplas) no segundo e último treino livre para a corrida de sábado. Na primeira sessão, os Camaros da Turner Scott andaram sozinhos na pista, registrando tempos bem inferiores.

“O primeiro treino fizemos apenas três tentativas de classificação para sentir um pouco o carro e avaliar a temperatura. Foram três simulações bem básicas, para acharmos o quanto dá para fechar a entrada de ar do radiador para as voltas lançadas por exemplo”, contou Nelsinho, dono do 23º tempo (50s922) pela manhã.

A tomada de tempo para a prova de abertura da temporada 2013 da Nationwide Series acontece a partir das 17h35 de sexta-feira. A largada para a prova de 120 voltas (300 milhas) é às 15h15 de sábado. O canal Fox Sports exibe a prova ao vivo para o Brasil.

Nelsinho Piquet é o primeiro brasileiro a realizar uma temporada completa na Nascar Nationwide Series. Ele tem quatro largadas pela categoria, com um pole e uma vitória. Na Truck Series, Piquet Jr conquistou outras duas vitórias em 2012.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.