NASCAR – Nelsinho terá seu recorde de quilometragem em oval

quinta-feira, 17 de novembro de 2011 às 14:54

nascar11-nelsinho-cockpit-balaclava-350Permanecer entre os dez melhores da temporada e lutar por uma vitória que o deixará próximo do título de “rookie of the year” da Nascar Truck Series não são os únicos desafios de Nelsinho Piquet neste final de semana em Miami. Além dos compromissos da última corrida de 2011 da picape Chevrolet Silverado número 8, o brasileiro terá nesta sexta mais dois treinos com o carro Chevrolet Impala número 30 com o qual disputará a prova da Nationwide Series no dia seguinte.

Considerando os treinos das duas divisões e a corrida de truck, ele deve passar cerca de seis horas correndo no oval de 1,5 milha de Homestead na sexta.

 “Será fundamental eu me organizar bem durante o dia. Não pretendo tirar nada de minha programação normal, só acrescentar alguns cuidados. O essencial é saber separar bem o feeling de um carro para o outro, para conseguir acertar bem os dois. Devo fazer muitas anotações durante os treinos, para não me confundir. Pela manhã será mais corrido: do carro para o truck e de volta para o carro com dez minutos de intervalo entre os treinos. Dá tempo de falar com o chefe da equipe e só”, afirma o piloto.

Ainda que seja sua primeira vez correndo tanto tempo correndo em pista oval, a experiência de passar até seis horas em alta velocidade não é inédita para ele. “Em treino de pré-temporada de F-1 já fiquei o dia todo na pista. Na Nascar é inédito para mim. Mas estou bem preparado para encarar. Depois do triatlo que disputei semana passada em Miami nada me derruba”, brinca Nelsinho Piquet. Além de torcer contra temperaturas altas durante o dia, ele pretende repetir na pista a alimentação leve e o programa de hidratação de sua experiência pioneira como triatleta.

 É a primeira vez que o brasileiro competirá em Homestead. “Não conheço a pista, mas tem as características que eu gosto.” Os melhores resultados de Nelsinho na Nascar foram obtidos em pistas “intermediárias”, como são conhecidos os traçados de 1,5 milha. Em 12 etapas da Truck Series em circuitos dessa característica no ano, ele obteve cinco top-5 e sete top-10. “A ideia não é apenas manter esse histórico favorável. É melhorar a marca”, acrescenta o piloto.

 Em décimo lugar no campeonato, Piquet Jr. é o segundo colocado no campeonato dos estreantes, cinco pontos atrás do líder. “O rookie of the year é um prêmio muito importante para mim e sei que vencendo a prova ficarei bem mais perto dele. Estou me impondo uma pressão grande, mas de qualquer jeito vamos correr para a vitória na prova da truck.”

Para atingir esse objetivo, ele contará com o chassi número 51 da equipe Kevin Harvick. É o mesmo equipamento usados em seus melhores resultados no ano: segundo lugar em Nashville, terceiro em Chicago e quarto na corrida passada, no Texas, quando conquistou também o prêmio “Mobi 1 Driver of the Race” pelas 11 ultrapassagens nas três voltas finais.

 
Já para a prova de Nationwide, a meta é menos ousada. “Chegar entre os cinco será maravilhoso e ficarei contente com um top-10. O carro é rápido e sei que os pilotos serão muito agressivos na corrida de sábado. Vai ser importante evitar confusões na pista para chegar às voltas decisivas em condição de atacar.”

 É a segunda participação do piloto na segunda mais importante categoria do automobilismo americano, atrás apenas da Nascar Sprint Cup Series. No ano passado, ele correu no circuito misto de Watkins Glen e chegou em sétimo. Sua presença na categoria em Homestead marcará o fim de um intervalo de nove anos da ausência de brasileiros em pistas ovais na Nationwide Series –a última vez foi em setembro de 2002, com Christian Fittipaldi no Kansas.

 A oportunidade de disputar a no sábado prova foi uma “surpresa boa” para Piquet Jr. “Estou bem animado para correr essa prova em Homestead. Sem dúvida é algo que vai fechar o ano com chave de ouro. Nossas metas para esta primeira temporada completa na Nascar eram brigar pelo top-10 e pelo rookie of the year na Truck Series. Chegar para a última corrida em décimo no campeonato e apenas cinco pontos atrás do líder entre os estreantes já estava de bom tamanho. Ter a oportunidade de correr de Nationwide em oval já neste ano vai além do que tínhamos projetado e sem dúvida dá uma empolgação adicional. Agradeço ao Steve Turner pela oportunidade e espero corresponder”, afirma ele.

 
O dono da Turner Motorsports também se diz satisfeito por contar com o brasileiro no encerramento da temporada da Nationwide. “Estamos muito contentes pela chance de ter o Nelson num carro da Nationwide em Homestead. Ele é um grande competidor na Truck Series e temos confiança de que terá sucesso em nosso Chevrolet Impala número 30”, aponta Steve Turner.

 

As duas corridas do brasileiro serão transmitidas ao vivo pelo Speedchannel. Na sexta, a bandeira verde para o encerramento da Truck Series está marcada para 23h (de Brasília). A largada no sábado está prevista para 19h30.

 

Agenda de Nelsinho Piquet para sexta (horário de Miami)

9h – 10h20       – Treino de Nationwide

10h30 – 12h20 – Treino de Truck

12h30 -13h50  – Treino de Nationwide

16h30               – Qualificação Truck

20h                   – Largada para a corrida de Truck (200 milhas / 134 voltas)    

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.