NASCAR TS – Nelsinho Piquet vence em Las Vegas

domingo, 30 de setembro de 2012 às 0:17
Nelsinho Piquet em Las Vegas 2012

Nelsinho Piquet em Las Vegas 2012

Com uma ultrapassagem incrível a meia volta do fim da corrida de Las Vegas, Nelsinho Piquet venceu mais uma vez na Nascar Truck Series. “Não foi só uma vitória, foi um momento maravilhoso que com certeza não vou esquecer tão cedo. Vai ser um dos mais lembrados da minha carreira. Provavelmente é minha maior vitória e certamente um dos cinco melhores momentos da minha carreira”, declarou.

A prova teve lances eletrizantes entre a relargada da volta 128 e a bandeira quadriculada, na 146, com um duelo duro entre o Chevrolet Silverado #30 e as picapes de Matt Crafton (88) e Joey Coulter (22).

“Nosso truck tinha mais downforce e consequentemente mais arrasto (tanto que largamos só em 13º). Até mais ou menos 75% da prova, como a temperatura do asfalto não permitia fazer a volta toda com o pé embaixo, isso nos favoreceu. Mas, quando esfriou, a pista ficou mais rápida e foi possível andar de pé no fundo o tempo todo. Os dois classificaram melhor que eu. Sabia que eles iam vir forte no fim”, contou Nelsinho explicando sua estratégia no oval do deserto de Nevada -uma das pistas que mais mudam ao longo das corridas da Nascar em razão do clima.

“Tentei defender a liderança e cheguei até a encostar no muro porque não quis tirar o pé. Os dois me passaram depois da última relargada, mas não desisti e segui batalhando. Passei o 22 e depois estava decidido a ir até o final botando pressão no Matt Crafton. Até que consegui colocar por dentro na reta oposta e passar na última volta. Não sei onde fui conseguir grip para executar a manobra.”

Na capital mundial do jogo, a aposta de Piquet Jr rendeu.

Ele agora soma quatro vitórias na Nascar, sendo três em divisões nacionais e duas em pistas ovais. De quebra, o brasileiro quebrou uma escrita: as últimas seis corridas da Truck Series em Las Vegas haviam sido vencidas por um dos três primeiros do grid, o que sinaliza a dificuldade de galgar o pelotão nesse oval de 1,5 milha.

Além disso, Piquet Jr é apenas o terceiro piloto da categoria a conquistar mais de uma vitória na temporada 2012 (ele venceu também em Michigan). Melhor para a equipe Turner, que chegou agora à sétima vitória de sua história na Truck Series, todas neste ano, que teve 17 corridas até o momento.

O toque no muro na reta final da prova não foi o único contato da picape do brasileiro em sua segunda vitória com a picape #30. Logo na primeira volta, ao desviar de um competidor que rodou sozinho provocando a primeira bandeira amarela da corrida, Nelsinho teve um leve contato com o truck #33.

Apesar do início da corrida muito travado -foram nada menos que quatro bandeiras amarelas nas 30 voltas iniciais- Piquet Jr soube se posicionar nas relargadas para conquista posições. O destaque foi o reinício da prova no giro 18, quando partiu de 12º e fez sete ultrapassagens em nove voltas.

Após uma rápida passagem pelos pits, o Chevrolet Silverado #30 relargou em quinto na volta 36, pela linha interna da pista. Em três voltas Nelsinho já era o terceiro.

Ele só voltaria a ficar fora do top3 após sua terceira parada nos boxes, aproveitando a sexta bandeira amarela da noite, na volta 102. Mesmo com a equipe Turner ousando e substituindo apenas os pneus do lado direito da picape do brasileiro, ele foi obrigado a alinhar em quarto, após outros competidores se tocarem em pleno pit-lane imediatamente à sua frente.

Mas Nelsinho foi feliz no reinício recuperando a liderança, que só foi perdida novamente após a relargada final, antes do duelo com Crafton e Coulter, que havia largado da pole e substituído os quatro pneus em sua última parada no box.

“Corrida após corrida vou descobrindo melhor até onde a picape pode ir, qual seu limite de fato. Hoje tenho mais segurança ao conduzir a caminhonete, sabendo bem melhor o tanto de aderência que ela vai apresentar em cada posição da curva. Isso tem sido decisivo para aprimorar meu desempenho nas relargadas”, avaliou Nelsinho.

Com o resultado em Las Vegas, o piloto sustenta a oitava posição no campeonato, com 11 top-10s em 17 etapas. Mas agora está apenas um ponto atrás do sétimo colocado. “É claro que estou atento para a pontuação, mas minha meta nesta reta final da temporada é terminar o ano com o maior número de vitórias na categoria.”

Piquet Jr ainda fez questão de lembrar que ele não foi o único brasileiro no victory lane da Nascar na noite de sábado. Pietro Fittipaldi venceu prova de Late Models no oval de Hickory e foi elogiado por Nelsinho.

“Estou muito feliz pelo Pietro. Ele é praticamente meu vizinho e um menino de quem eu gosto muito, como gosto do Enzo e de toda a família. Sou bem próximo a eles e o Pietro é como se fosse um irmãozinho para mim. Tenho certeza que vamos celebrar juntos esses resultados do Brasil na Nascar.”

A próxima etapa da Truck Series está marcada para a tarde de sábado, na pista mais veloz e longa da Nascar, o superspeedway de Talladega.

RESULTADO DA PROVA (TOP-10)
1. Nelson Piquet Jr.
2. Matt Crafton
3. Joey Coulter
4. Brendan Gaughan
5. Todd Bodine
6. James Buescher
7. Cale Gale
8. Timothy Peters
9. David Mayhew
10. Ty Dillon

CLASSIFICAÇÃO NO CAMPEONATO
1. Ty Dillon 637
2. James Buescher 636
3. Timothy Peters 613
4. Joey Coulter 599
5. Parker Kligerman 598
6. Matt Crafton 596
7. Justin Lofton 572
8. Nelson Piquet Jr. 571
9. Miguel Paludo 514
10. Jason White 503

Ouça a entrevista de Nelsinho logo após a corrida:

Play

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.