NASCAR – Nelsinho estreará na Nationwide Series

terça-feira, 15 de novembro de 2011 às 17:26

nascar11-nelsinho-350 copyNelsinho Piquet fará neste sábado sua estréia em uma prova da Nascar Nationwide Series disputada em circuito oval. O brasileiro foi convidado a guiar o Chevrolet Impala número 30 da equipe Turner Motorsports na prova de encerramento da segunda principal categoria do automobilismo americano e topou o desafio.
 
“Estou bem animado para correr essa prova em Homestead. Sem dúvida é algo que vai fechar o ano com chave de ouro. Nossas metas para esta primeira temporada completa na Nascar eram brigar pelo top-10 e pelo rookie of the year na Truck Series. Chegar para a última corrida em décimo no campeonato e apenas cinco pontos atrás do líder entre os estreantes já estava de bom tamanho. Ter a oportunidade de correr de Nationwide em oval já neste ano vai além do que tínhamos projetado e sem dúvida dá uma empolgação adicional”, afirma Piquet Jr.
 
Ele ainda não competiu na pista de 1,5 milha nos arredores de Miami, mas acredita que já estará mais familiarizado com o circuito até a prova de sábado. “Em primeiro lugar, é uma pista intermediária, como as que eu tive os melhores desempenhos no ano. Depois, teremos bastante quilometragem na sexta: com 1h50min de treinos de picape, 1h20min de treinos de Nationwide, a qualificação e a corrida de 200 milhas da Truck Series.”
 
Em 2010, ano que tirou para experimentar as diversas categorias da Nascar competindo em provas avulsas e sem concorrer em nenhum campeonato regular, o brasileiro fez uma corrida da Nationwide Series, na pista mista de Watkins Glen. Chegou em sétimo depois de superar o canadense Jacques Villeneuve, campeão mundial de F-1 em 1997, numa emocionante disputa. “No ano passado, consegui um top-10 em Watkins Glen. Repetir a dose em Homestead será fantástico.”
 
Até hoje, além de Nelsinho Piquet, apenas um brasileiro correu na Nascar Nationwide Series. No início dos anos 2000, Christian Fittipaldi disputou etapas da então chamada “Busch Series” e chegou até a correr na Cup, a principal categoria. Foi com Christian que o Brasil esteve pela última vez presente em uma prova da segunda maior categoria do automobilismo americano em pista oval, no dia 28 de setembro de 2002 no Kansas.
 
“Acho muito legal ver os brasileiros investindo na Nascar”, comenta o piloto, atualmente na Stock Car Brasil. “Sei que é bem difícil chegar e se estabelecer na Nascar. Talento não falta ao Nelsinho. Mas não é só isso. É preciso entrar bem no ritmo das corridas da Nascar, que é algo completamente diferente da tradição de provas de Fórmula, além de procurar uma transição tranquila [entre as séries], ancorada em bons resultados”, acrescenta Fittipaldi.
 
Um dos parceiro de Piquet Jr. no vice-campeonato do “Desafio das Estrelas” de kart em 2010, Christian menciona ainda mais um requisito. “Claro, para atingir esses objetivos é fundamental ter um carro bom, competitivo.”
 
O Impala número 30 da Turner Motorsports ocupa a 18ª posição no “owner standings”, a disputa entre os proprietários dos carros. Os 30 mais bem colocados nesse ranking estão “locked in”, ou seja automaticamente habilitados a largar na corrida de sábado independentemente do que aconteça com eles na qualificação. A equipe Turner é proprietária também do carro número 31, pilotado por Justin Allgaier, que é o terceiro colocado no campeonato da Nationwide Series.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.