NASCAR – Nelsinho encara pista mais curta da temporada da Truck

sexta-feira, 1 de abril de 2011 às 16:08

02-26-10-01Nelsinho Piquet encara amanhã a corrida da Nascar Truck Series em pista mais curta da temporada, a Martinsville 250. O tradicional circuito no Estado da Virgínia tem 0,52 milha e é a única pista que mescla superfícies de asfalto (nas retas) e concreto (nas curvas).

Suas retas curtas e curvas fechadas lembram o formato de um clipe de papel, razão pela qual a pista também é conhecida entre os fãs da Nascar como “o maior clipe do mundo”.

“É o tipo de corrida em que tudo pode acontecer. As freadas fortes e retomadas imagino que devem favorecer minha pilotagem. Mas estamos falando de uma prova em pista estreita, em que vai acontecer bastante contato entre as picapes”, afirmou o piloto do Chevrolet Silverado número 8 da Kevin Harvick Inc. (KHI).

A qualificação está marcada para 11h40 de amanhã, e a largada, para 15h (pelo horário de Brasília). O Speedchannel anuncia a transmissão da prova ao vivo para o Brasil.

Chris Carrier, chefe da equipe de Nelsinho Piquet alerta para a importância de conservar os freios durante a corrida. “A pista é quase toda plana [não há inclinação nas retas e nas curvas ela é de 11°], de modo que precisamos de freios capazes de segurar a picape, mas que sobrevivam a prova toda. É um equilíbrio delicado de alcançar. A classificação é outro grande desafio, pois é praticamente impossível gerar temperatura suficiente nos pneus e freios no pouco tempo que cada picape tem na pista.”

Outro desafio para o piloto brasileiro é físico. Nelsinho se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo. Avaliado pelos médicos após duas ressonâncias magnéticas, ele foi liberado para correr. Mas, por precaução, solicitou ao time um pedal de freio mais largo, para prevenir outros movimentos de torção do pé lesionado.

A KHI conhece bem os atalhos para a victory lane em Martinsville. No ano passado, o time de Nelsinho Piquet ganhou as duas corridas realizadas no circuito. Na prova do primeiro semestre, a picape conduzida por Kevin Harvick liderou 187 das 250 voltas, para vencer com autoridade. No segundo semestre, o vencedor foi o tetracampeão Ron Hornaday –o outro piloto do time que, como Nelsinho, disputa todas as provas da temporada.

Neste final de semana, Kevin Harvick fará sua estreia na Truck Series, a bordo da picape número 2. Vencedor da prova da Cup Series em Fontana no último domingo, o sócio da equipe não esconde seu apreço pela corrida de Martinsville. “É uma pista em que tivemos bastante êxito. No ano passado, o time conquistou duas vitórias e seria excelente levar uma das picapes da equipe novamente para a victory lane, pela terceira vez consecutiva.”

Nelsinho Piquet recebeu bem a possibilidade de correr junto com o patrão. “O Kevin é um cara incrível. Ele realmente vive a Nascar. Tem seus compromissos como piloto da Cup, mas nunca deixou de me dar atenção. Está sempre querendo saber como fomos nos testes e procurando me ajudar da melhor forma possível. Será interessante competir ao lado dele neste final de semana.”


FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.