NASCAR – Menard conquista primeira vitória de sua carreira em Indianápolis

segunda-feira, 1 de agosto de 2011 às 12:07
nascar11-menard-kentucky615
Paul Menard conquistou sua primeira vitória na NASCAR Sprint Cup, superando Jeff Gordon após economizar combustível até a bandeirada em Indianápolis. O piloto da Richard Childress Racing se recuperou de uma punição inicial para estar em posição de lutar pela vitória quando a estratégia do combustível entrou em jogo.

Quando a quinta bandeira amarela do dia surgiu devido a um incidente entre o pole David Ragan e Landon Cassill, Menard esteve entre os vários pilotos que pararam para reabastecer e trocar pneus. Pouco antes da bandeira verde, eles voltaram aos pits a fim de completar o tanque, esperando que algumas voltas em amarela no final lhes permitisse concluir a prova.

Entretanto, não houve mais nenhuma bandeira amarela, forçando Menard e outros atrás dele a tirar o pé. Quase todos os que estavam andando entre os primeiros pararam pela última vez pouco depois da bandeira verde ser agitada, permitindo que Menard eventualmente assumisse a liderança quando restavam 13 voltas.
Atrás dele, Jamie McMurray, da Earnhardt Ganassi, tentou atacar no momento certo, e apesar de ter liderado brevemente, ele teve de abrir mão do primeiro lugar, pois temia que seu tanque de combustível fosse ficar completamente vazio.
Jeff Gordon, da Hendrick Motorsports, tinha o carro a ser batido após saltar para a ponta após a primeira bandeira amarela, e tendo parado pela última vez depois da última relargada, ele estava determinado a conquistar sua quinta vitória em Indianápolis, se aproximando rapidamente dos líderes conforme as voltas se esgotavam.
Menard estava virando quase dois segundos por volta mais lento do que Gordon antes de ser avisado por sua equipe para acelerar e buscar a vitória. Apesar de ter pegado tráfego na penúltima passagem, ele aumentou seu ritmo para manter Gordon sob controle e vencer sua primeira prova na NASCAR em sua 167ª largada na Cup.
Gordon terminou em um decepcionante segundo lugar, à frente de Regan Smith, da Furniture Row, que também economizou combustível suficiente para completar as 160 voltas. McMurray se segurou em quarto, enquanto Matt Kenseth, da Roush Fenway, completou os cinco primeiros.
Tony Stewart liderou brevemente antes de sua última parada e chegou em sexto, se recuperando de um toque no muro e de um desentendimento com Kyle Busch nos pits.
Kasey Kahne liderou o maior número de voltas e parecia estar em uma classe à parte com pista livre, mas não conseguiu se recuperar depois de um primeiro pit-stop demorado e de danos na frente do carro enquanto tentava evitar o incidente entre Cassill e Ragan.
Juan Pablo Montoya deu a impressão de que poderia lutar pela vitória, mas sua estratégia não funcionou como se esperava e ele terminou em 28º. Carl Edwards foi o 14º, mas continua liderando o campeonato, à frente de Kevin Harvick e Jimmie Johnson.

Classificação da prova – 160 voltas:

Pos  Piloto              Equipe/Carro                    Tempo/Dif
 1.  Paul Menard         Childress Chevrolet          2h50m30.000s
 2.  Jeff Gordon         Hendrick Chevrolet               + 0.725s
 3.  Regan Smith         Furniture Row Chevrolet          + 6.687s
 4.  Jamie McMurray      Earnhardt Ganassi Chevrolet      + 7.176s
 5.  Matt Kenseth        Roush Fenway Ford                + 7.342s
 6.  Tony Stewart        Stewart Haas Chevrolet           + 8.585s
 7.  Greg Biffle         Roush Fenway Ford                + 9.123s
 8.  Mark Martin         Hendrick Chevrolet               + 9.153s
 9.  Brad Keselowski     Penske Dodge                    + 10.672s
10.  Kyle Busch          Gibbs Toyota                    + 13.016s
11.  Kevin Harvick       Childress Chevrolet             + 14.796s
12.  Ryan Newman         Stewart Haas Chevrolet          + 15.190s
13.  Clint Bowyer        Childress Chevrolet             + 16.035s
14.  Carl Edwards        Roush Fenway Ford               + 17.194s
15.  Brian Vickers       Red Bull Toyota                 + 18.010s
16.  Dale Earnhardt Jr   Hendrick Chevrolet              + 18.417s
17.  Bobby Labonte       JTG Daugherty Toyota            + 18.608s
18.  Kasey Kahne         Red Bull Toyota                 + 18.943s
19.  Jimmie Johnson      Hendrick Chevrolet              + 19.251s
20.  Landon Cassill      Phoenix Chevrolet               + 19.888s
21.  Kurt Busch          Penske Dodge                    + 22.465s
22.  AJ Allmendinger     Petty Ford                      + 22.929s
23.  David Ragan         Roush Fenway Ford               + 23.485s
24.  Martin Truex Jr     Waltrip Toyota                  + 24.090s
25.  Joey Logano         Gibbs Toyota                    + 24.261s
26.  Andy Lally          TRG Chevrolet                   + 24.333s
27.  Denny Hamlin        Gibbs Toyota                    + 25.338s
28.  Juan Pablo Montoya  Earnhardt Ganassi Chevrolet     + 27.940s
29.  Casey Mears         Germain Toyota                  + 29.636s
30.  Trevor Bayne        Wood Brothers Ford              + 37.030s
31.  Dave Blaney         Baldwin Chevrolet               + 38.744s
32.  Mike Bliss          FAS Lane Ford                   + 1 volta
33.  David Gilliland     Front Row Ford                 + 3 voltas
34.  Marcos Ambrose      Petty Ford                     + 3 voltas

Abandonos:

     Jeff Burton         Childress Chevrolet            153 voltas
     David Reutimann     Waltrip Toyota                  49 voltas
     Michael McDowell    HP Toyota                       23 voltas
     Joe Nemechek        NEMCO Toyota                    19 voltas
     Scott Speed         Max Q Ford                      19 voltas
     Mike Skinner        Germain Toyota                  16 voltas
     Terry Labonte       FAS Lane Ford                   15 voltas
     TJ Bell             LTD Chevrolet                   10 voltas
     Robby Gordon        Gordon Dodge                     5 voltas


LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.