NASCAR – Categoria proíbe rádio de comunicação entre carros

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012 às 15:25

NASCAR11-dover-largada350A NASCAR proibiu o rádio comunicador entre carros, como forma de acabar com o famoso “jogo de duplas”, onde carros de equipes rivais, ou da mesma equipe, se “ajudam” e acabam dominando as provas desta maneira.

Várias mudanças nos carros foram feitas pela categoria, para evitar com que fique mais difícil para que os pilotos façam o famoso “draft em pares”, na edição de 2012 da Daytona 500.

Até o presente momento, os pilotos podiam entrar na frequência de rádio de outros competidores, para “negociarem” uma dupla para o jogo de draft. Agora essa estratégia não será mais realizada.

John Darby, diretor de provas da NASCAR Sprint Cup, afirmou que apesar da remoção da “ferramenta” que é o rádio entre os carros, isso ainda não impede que as equipes possam “negociar” a ajuda em duplas, nos bastidores das provas.

“No ano passado tivemos quatro provas onde vimos a comunicação entre os pilotos na pista (as duas corridas em Daytona e as duas corridas em Talladega)”, disse Darby. “As equipes ainda poderão se comunicar entre si, a única coisa que fizemos foi retirar a possibilidade dos pilotos se comunicarem na pista”.

O dirigente também revelou entender que alguns pilotos trabalham com quase 30 diferentes frequências de rádio em seus carros e muitos já reclamaram que é uma situação muito confusa.

“Os pilotos sentiram que seria melhor que a comunicação voltasse a ser mais básica, somente entre o piloto e seu spotter e entre o piloto e a equipe nos pits, como era antes”, concluiu.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.