Nacional – Piloto mais jovem do Brasil correrá na Fórmula Futuro Fiat

quarta-feira, 27 de abril de 2011 às 18:32

franzoniAntes mesmo de acionar o motor de seu carro na próxima semana em Interlagos, o paulista Victor Franzoni já terá conquistado um título – ao menos simbólico. Com apenas 15 anos de idade, o “caçula” da Fórmula Futuro Fiat será o piloto mais jovem a participar de um campeonato brasileiro de automobilismo em 2011. Atual campeão nacional de kart na categoria graduados, Franzoni só fará 16 no dia 5 de outubro, quando restará somente a sexta e última rodada dupla da temporada.

A CBA reduziu a idade mínima no início de 2010, quando o paranaense John Louis se tornou o primeiro beneficiário da regulamentação que autorizou pilotos com 15 anos – desde que completassem 16 no mesmo ano – a participar de competições de pista. Depois de uma sólida passagem pelo kartismo, Franzoni não vê a hora de dar o novo passo na carreira. “Estou ansioso para começar o campeonato. Tenho andado sempre de kart para manter a forma, mas o que quero agora é estrear na Fórmula Futuro”, diz. Estudante de mecatrônica, Franzoni está sendo agenciado pela Novac Sports, empresa de marketing esportivo controlada pelo ex-piloto Guto Negrão.

E foi de André Negrão, filho de Guto e correndo neste ano na Fórmula Renault 3.5 na Europa, que surgiu o apelido que deverá se transformar na segunda identidade de Franzoni nas pistas: “Chicken Little”. A referência ao personagem do filme de animação produzido pelos estúdios Disney não é motivo de aborrecimento. “Ele começou a me chamar assim, dizendo que eu parecia o galinho, e o negócio pegou, principalmente com o pessoal mais próximo. Eu não me incomodo”, assegurou Franzoni.

Graças ao título na graduados, Franzoni recebeu dos organizadores do Racing Festival – evento no qual a Fórmula Futuro Fiat está incluída – uma “bolsa” de 70% no valor dos R$ 200 mil necessários para sua participação na categoria. “Essa ajuda foi fundamental para mim. Sem ela, teria sido muito mais difícil para eu entrar na categoria”, agradeceu.

Franzoni inicia uma nova e importante fase na sua vida conhecendo as dificuldades que encontrará pela frente. “Meu sonho, como o da maioria dos pilotos, é chegar à Fórmula 1. Não será fácil, eu sei. Se não der, espero ao menos me tornar um profissional do esporte”, afirmou. Morador na Zona Leste da capital paulista, Franzoni estuda em Santo André na mesma área de atuação do pai, cuja empresa desenvolve softwares para a indústria automobilística.

Em fevereiro, Franzoni tomou parte dos testes para novatos realizados pela Fórmula Futuro Fiat em Interlagos e foi um dos destaques dos dois dias de ensaios. O grid foi profundamente renovado em 2011 e apenas três pilotos se mantiveram na categoria – John Louis, Johilton Pavlak e Fellipe Granzotto. “Eles serão a minha referência no início do campeonato, porque já andaram com os carros, conhecem a pista e têm mais experiência. Mas espero logo andar no ritmo deles e brigar pelo título”, concluiu.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.