Nacional – Massa avalia novo motor do Trofeo Linea em Interlagos

segunda-feira, 8 de agosto de 2011 às 18:07

linea10-largada-350A presença de Felipe Massa será a principal atração da quarta rodada dupla do Racing Festival no fim de semana em Interlagos. O piloto da Ferrari vai aproveitar o período de férias da Fórmula 1 para visitar o evento do qual é idealizador e padrinho, mas não vai ficar muito tempo fora do cockpit: domingo, percorrerá algumas voltas pelo circuito paulistano para avaliar o novo motor que equipará os carros do Trofeo Linea em 2012. Além disso, comentará a sétima etapa da série de turismo do Racing Festival para o site www.speedtv, que pertence aos organizadores do evento e transmite a programação do Racing Festival em tempo real.

Massa terá a oportunidade de verificar na prática todo o trabalho de desenvolvimento promovido pelos técnicos da FPT – Fiat Powertrain. O motor T Jet vai passar dos atuais 215 para 260 cavalos de potência, o que garantirá, entre outras melhorias, um considerável incremento na velocidade final. “Nos testes em Brasília, a máxima cresceu de 202 km/h com o motor atual para 218 km/h”, diz Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat. Da calibração à bomba de combustível, passando pelo turbo e injetores, tudo é novo no motor que equipará os carros do Trofeo Linea na próxima temporada. “Só de trabalhos no dinamômetro, foram mais de 200 horas”, acrescenta Dilser.

O Racing Festival volta a Interlagos três meses depois da abertura do calendário. No Trofeo Linea, os irmãos Popó e Cacá Bueno dividiram as vitórias, enquanto na Fórmula Futuro Fiat o domínio foi de John Louis, um dos “veteranos” do segundo ano da categoria-escola, e Victor Franzoni, estreante que se tornou, aos 15 anos, o mais jovem piloto a ganhar uma prova válida por campeonato brasileiro.

Cacá venceu quatro das seis provas realizadas e abriu folgada dianteira na liderança do Trofeo Linea. Soma 80 pontos e não poderá ser alcançado na tabela mesmo na improvável hipótese de sair de Interlagos “zerado” nas duas corridas, já que o mais direto perseguidor – o irmão Popó – está com 42. Allam Khodair, o único a quebrar a hegemonia da família Bueno, aparece em terceiro logo atrás de Popó com 41, seguido pelo ascendente Leonardo Nienkotter. O piloto catarinense foi contemporâneo de Massa na Fórmula 3000 européia em 2001.

A exemplo do Trofeo Linea, embora sem a mesma vantagem, a situação do líder também é tranqüila. O carioca Luir Miranda chegou aos 74 pontos em Londrina, onde se isolou na ponta do campeonato. Também como no Trofeo Linea, a diferença entre o segundo colocado – o mineiro Guilherme Silva, com 63 – e o terceiro – o paranaense Louis, com 62 – é de somente um ponto. Correndo por fora, e ainda pagando esperado preço do noviciado, Franzoni é o quarto colocado com 42.

Ingressos para o Racing Festival poderão ser retirados gratuitamente nas bilheterias do autódromo exclusivamente no sábado, das 8 às 17 horas, e no domingo, das 8 às 14 horas.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.