Mundo da F1 detona a FIA por punição a Norris

segunda-feira, 5 de julho de 2021 às 8:49

Lando Norris e Sergio Perez

A Fórmula 1 está apoiando Lando Norris enquanto o impressionante piloto da McLaren corre o risco de ser banido por uma corrida.

Norris chegou em terceiro no GP da Áustria, entre os dois pilotos da Mercedes. Porém, ele teria sido segundo se não fosse por uma punição devido a um incidente com Sergio Perez.

O incidente adicionou mais pontos de penalização à sua superlicença, elevando seu total para 10 – a apenas dois de ser banido por uma corrida.

Até mesmo o chefe de Perez, Helmut Marko – supostamente a parte prejudicada – acredita que os comissários erraram.

“Esses são os melhores pilotos do mundo e nós queremos vê-los brigando”, declarou ele. “Nem Norris nem Sergio precisavam dessa intervenção”.

Toto Wolff, desafeto de Marko e chefe da Mercedes, admitiu: “Foi uma manobra normal de Lando. Claramente, não merecia uma punição”.

Norris concorda, dizendo que não é apropriado banir um piloto por um acúmulo de incidentes que não são excessivamente perigosos.

“Por que eu mereço pontos de penalização por alguém ir para a caixa de brita?” questionou o britânico. “A culpa foi dele. Não houve nenhum toque, foi uma disputa normal”.

“Sergio deveria saber que, se você está por fora, fica sem espaço em algum ponto e acaba na brita. O problema foi que ele não fez a manobra de ultrapassagem mais adequadamente”.

“Nada que eu fiz é perigoso, então adicionar pontos e correr o risco de ser banido por uma corrida por coisas pequenas assim é estúpido, na minha opinião. Não é o que a F1 deveria ser”.

Max Verstappen, companheiro de Perez na Red Bull, concorda que a punição de Norris “não é correta”.

“Eu já passei por isso – cheguei a nove pontos. Isso deveria ser analisado”, disse o vencedor do GP da Áustria e líder do campeonato.

No entanto, Michael Masi, diretor de prova da F1, defendeu a decisão dos comissários.

“Eles sentiram que, com os carros completamente lado a lado, Norris tinha de deixar um espaço do tamanho do carro para seu oponente na pista”, comentou ele.

“Também deveria ser notado que o sistema de pontos de punição existe há muito tempo. Nós inclusive discutimos essa questão com todos no final do ano passado e todas as equipes concordaram com o sistema atual”.

Contudo, Andreas Seidl, chefe de Norris, acha que Masi está esquecendo um princípio básico do automobilismo.

“Eu creio que até mesmo Michael concordaria que você aprende no kart que, se atacar por fora, pode terminar na caixa de brita”, afirmou o chefe da McLaren.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.