Muitos momentos-chave da F1 aconteceram fora das pistas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021 às 14:14

Lewis Hamilton e Max Verstappen

Não faltou emoção na Fórmula 1 2021 entre Lewis Hamilton e Max Verstappen lutando desde a primeira corrida, muitas vezes roda a roda. E a ação não se limitou à pista, entretanto, com vários momentos cruciais ocorrendo fora delas.

Dizer que a temporada de 2021 da F1 foi repleta de ação soa como um eufemismo. Com a batalha pelo título entre Lewis Hamilton e Max Verstappen acontecendo desde a abertura da temporada do GP do Bahrain, até o final dramático e polêmico em Abu Dhabi, aconteceram muitas disputas roda a roda em todo o calendário de 22 corridas.

Ao refletir sobre tudo isso, no entanto, é interessante considerar o quanto da temporada cheia de acontecimentos ocorreu tanto fora da pista quanto dentro dela. Leve em consideração as chamadas polêmicas dos vários comissários, as acusações amargas entre a Red Bull e a Mercedes, as declarações nas redes sociais e a lista de momentos importantes fora do circuito que se somaram.

Algumas lembranças de alguns dos principais pontos de discussão de 2021 que aconteceram fora da pista…

O escritório dos comissários

Às vezes parece que a palavra “comissário” foi usada mais do que qualquer outra este ano. Desde os primeiros estágios da temporada, as decisões da equipe de comissários da F1 ficaram sob os holofotes.

Talvez os maiores momentos de todos, porém, tenham ocorrido durante as corridas finais do ano. O GP do Brasil foi certamente um dos fins de semana mais agitados da história para os comissários.

Depois da classificação que ocorreu na sexta-feira – com o terceiro e último teste de corrida curta de classificação marcada para sábado – tanto Verstappen quanto Hamilton foram chamados para ver os comissários em relação a incidentes separados.

Para Verstappen, foi em relação a um incidente com o parque fechado, com o holandês tocando a asa traseira do Mercedes de Hamilton, enquanto Hamilton estava sob investigação por um problema com o Sistema de Redução de Arrasto (DRS) em seu carro.

Consequentemente, Hamilton foi excluído da classificação devido à violação do regulamento técnico do DRS por um dos lados da asa estar 2 milímetros fora, e Verstappen recebeu uma multa por suas ações.

Inicialmente, com isso colocando Hamilton no final do grid para a corrida curta de classificação, muitos cravaram que o campeonato estava realmente acabado para o inglês. No entanto, ele teve um desempenho memorável no evento de sábado, abrindo caminho para terminar em quinto.

No entanto, houve mais problemas para os comissários em Interlagos. Um incidente particularmente polêmico aconteceu entre os candidatos ao título na corrida de domingo, quando Verstappen empurrou Hamilton para fora da pista na Curva do Lago enquanto se defendia dele na volta 48.

Verstappen escapou sem qualquer punição, e Michael Masi, diretor de corrida da F1, explicou mais tarde que a filosofia “deixe-os correr” foi aplicada.

A Mercedes recorreu, mas a decisão não foi alterada, levando a uma discussão contínua – inclusive entre quase todos os pilotos da F1 – sobre o que constitui uma disputa justa. Foi talvez uma das decisões mais controversas dos comissários do ano, e parece que ainda poderá haver mais conversas sobre isso durante o inverno europeu.

Coletivas de imprensa

Com tanta coisa acontecendo na luta pelo título, sempre parecia haver uma sensação de expectativa quando Verstappen e Hamilton terminavam em uma coletiva de imprensa juntos durante um fim de semana de corrida. Haveria tensão visível entre os dois?

Bem, em muitos casos, a resposta foi aparentemente… não. O jornalista de F1 Tom Clarkson, que coloca as questões nos eventos, afirmou que a relação fora da pista dos candidatos ao título permaneceu surpreendentemente relaxada durante o ano.

O mesmo não poderia ser dito sobre os chefes de equipe. Christian Horner da Red Bull e Toto Wolff da Mercedes compartilharam uma série de trocas de acusações amargas ao longo da temporada, o que significa que qualquer entrevista coletiva com a presença desses dois ofereceu potencial para muito mais drama do que a de seus pilotos.

No entanto, um momento importante veio em um evento de mídia pré-corrida em Abu Dhabi, quando Wolff ofereceu uma trégua e um aperto de mãos para Horner e ambos concordaram em uma abordagem ‘que o melhor homem vença’ no final.

Se eles ainda se sentiam tão amáveis um com o outro após os eventos extremamente controversos depois na corrida, talvez pareça improvável.

Direção de corrida

Por falar nisso, as ações de uma pessoa foram submetidas a um escrutínio particular após o GP de Abu Dhabi, e não foi Hamilton ou Verstappen.

Como foi amplamente documentado, o papel desempenhado pelo controle da corrida e por Michael Masi nas últimas voltas da corrida permaneceu bastante obscuro.

O safety-car foi acionado durante as últimas voltas do evento depois que Nicholas Latifi bateu com sua Williams – voltando com apenas uma volta restante.

Inicialmente pareceu que os carros que tinham tomado volta não teriam permissão para descontá-la e isso certamente manteria o título com o líder da corrida Lewis Hamilton. No entanto, Horner foi no rádio e disse a Michael Masi que “tudo o que nós precisamos é uma volta (em bandeira verde)” e foi então estabelecido por Masi que apenas os cinco carros que tinham tomado volta e estavam entre Hamilton e Verstappen seriam autorizados a descontar a volta.

Verstappen – com pneus novos – foi então capaz de alcançar Hamilton – com pneus velhos – para um confronto direto na última volta e o ultrapassou com facilidade em apenas 5 curvas para vencer a corrida, e com ela o Campeonato Mundial de F1 de 2021.

O que permanece particularmente memorável são as chamadas feitas pela Red Bull e Mercedes para Masi enquanto tudo isso acontecia na pista, com ambos os lados pedindo decisões opostas a serem feitas em relação aos carros que tinham tomado volta. Como tal, desde então tem havido discussão sobre se as equipes deveriam ser autorizadas a fazer ‘lobby’ no controle da corrida desta forma.

Enquanto isso, foi confirmado que a F1 investigará o que aconteceu em Abu Dhabi. Outro caso polêmico que continua bem depois que a ação da pista terminou.

Mídia social

Com a equipe Mercedes permanecendo em silêncio após a decepção com o que aconteceu em Abu Dhabi, todos os olhos se voltaram para suas contas nas redes sociais, aguardando os primeiros comentários.

Por vários dias, nada apareceu, a não ser atualizações sobre sua intenção de apelar depois que seus protestos iniciais contra a corrida foram rejeitados. No entanto, quatro dias após o GP, os Prateados compartilharam uma declaração explicando por que eles não iriam em frente com seu apelo.

A equipe também deu os parabéns a Verstappen e compartilhou palavras de elogio a Hamilton, bem como ao seu agora ex-companheiro de equipe Valtteri Bottas.

Enquanto isso, Hamilton manteve seu silêncio nas redes sociais e parece ter feito uma declaração própria ao deixar de seguir todo mundo no Instagram.

Esta não foi a única ocasião em 2021 em que as mídias sociais provaram ser um meio particularmente importante para sentir o clima entre os protagonistas do campeonato de 2021.

Verstappen usou seu relato para criticar a decisão de Hamilton e Mercedes de comemorar sua vitória no GP da Inglaterra enquanto ele próprio estava no hospital, tendo que passar por exames após sua batida com Hamilton na primeira volta do evento.

Questões sociais mais amplas

Nem todo momento importante fora da pista foi influenciado pela ação na pista. Lando Norris continuou a abrir a discussão sobre saúde mental, não só dentro do próprio esporte, mas também entre os torcedores.

O piloto da McLaren admitiu em uma entrevista para a TV This Morning da ITV que se sentiu “muito deprimido” durante seu primeiro ano na Fórmula 1, elaborando seus comentários anteriores sobre as lutas que enfrentou com dúvidas.

Desde então, Norris falou sobre como se sente orgulhoso por estar entre um número crescente de atletas que impulsionaram esta discussão, tendo notado o efeito que teve em sua base de fãs.

Enquanto isso, Sebastian Vettel se tornou uma figura-chave em termos de ativismo dos pilotos. Ao longo de 2021, o alemão mostrou seu apoio a uma série de causas, todas nobres.

Seja recolhendo lixo em Silverstone para destacar a necessidade de cuidar do meio ambiente, vestindo uma camiseta com as cores do arco-íris na cerimônia We Race As One na Hungria em apoio às pessoas afetadas pelas leis anti-LGBTQ do país, ou executando um evento de kart exclusivo para mulheres na Arábia Saudita – um país onde as mulheres só podem dirigir desde 2018 – Vettel se estabeleceu como um líder junto com Hamilton neste campo.

O que parece especialmente importante sobre isso é que, como Vettel disse, ações são necessárias em vez de palavras, e esta é a abordagem que o piloto do Aston Martin e o da Mercedes adotaram.

O ex-rival e agora amigo de Vettel, Lewis Hamilton – também um ativista entusiasta – falou sobre o quão orgulhoso ele está de Vettel por defender grupos sub-representados. Com ambos os pilotos tendo uma presença tão visível ao fazer este trabalho, parece um passo positivo que vai continuar em 2022.

AS - www.autoracing.com.br

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