Muita velocidade e pouca experiência fizeram Antonelli bater na Parabólica
sexta-feira, 30 de agosto de 2024 às 17:39O Autosport publicou que o acidente de Andrea Kimi Antonelli na 45G na Parabólica serviu para convencer ainda mais a Mercedes sobre sua genialidade.
Na verdade, olhar os dados de suas poucas voltas e tentar chegar ao fundo de como ele acabou perdendo o controle na curva final da pista de Monza destacou tanto sua tremenda velocidade natural quanto sua inexperiência.
Em vez de se preocuparem que a sessão terminou com um W15 bastante danificado, os engenheiros e a cúpula da Mercedes se encorajaram muito com o que viram nos minutos anteriores à batida.
A análise preliminar da equipe sobre o que causou o acidente levou a uma conclusão bizarra de que foi o resultado do carro e dos pneus de Antonelli não conseguirem suportar a velocidade que ele estava carregando.
Como disse o chefe da Mercedes, Toto Wolff: “O que ele fez, o carro não aguentou…”
Wolff está se referindo à segunda volta rápida de Antonelli no TL1, tendo feito uma volta de 1m23.955s para brevemente liderar a tabela de tempos.
Sua segunda volta rápida estava a caminho de ser ainda melhor – já que ele entregou o melhor primeiro setor pessoal para si mesmo e então ficou roxo no segundo setor – antes de tudo dar errado na Parabólica.
A mais detalhada dos dados de telemetria destaca alguns detalhes muito interessantes que a Mercedes viu. E mostra onde ele provou ser muito mais rápido do que qualquer outro piloto – além de oferecer uma explicação de como tudo deu errado.
Os momentos chave aconteceram nas duas curvas de Lesmo em sua volta final, onde Antonelli passou a uma velocidade bastante impressionante.
Sua velocidade mínima foi de 184 km/h – o que é 7 km/h mais rápido do que Max Verstappen conseguiu na volta mais rápida da sessão.
As coisas são ainda mais impressionantes na Variante Ascari, já que Antonelli passou por lá a 190 km/h – com Verstappen conseguindo apenas 176 km/h em sua volta mais rápida.
Outros pilotos da frente estavam uma margem semelhante atrás de Antonelli em suas voltas mais rápidas no final do TL1 – a velocidade mínima de Lewis Hamilton foi de 177 km/h, Charles Leclerc foi de 178 km/h e Lando Norris 179 km/h.
Comparando os dados de todos os pilotos no final – apesar de quanta melhora na pista houve – a velocidade de Antonelli na saída da segunda de Lesmo e no primeiro segmento de Ascari no início não foi superada por ninguém.
Mas a tremenda velocidade que Antonelli levou tanto nas duas de Lesmo quanto na Variante Ascari não foi sem consequências – pois forçou seus pneus além do limite.
Superaquecimento dos pneus
Isso significou que, quando ele saiu de Ascari, os pneus traseiros em particular superaqueceram muito. Então, quando ele entrou na Parabólica, a aderência traseira tinha basicamente desaparecido — o que explica por que o carro rodou tão rapidamente.
Como Wolff explicou mais tarde: “Acho que ele foi apenas mordido. Todos sofreram com a temperatura, especialmente as temperaturas traseiras contornando a Ascari nessas velocidades — é por isso que a traseira saiu.”
Claro, parte da vantagem de velocidade de Antonelli na curva pode ser explicada por sua inexperiência com pneus — porque ele forçou demais e isso desencadeou o superaquecimento que estava por trás de sua batida. Outros pilotos mais experientes sabiam que tinham que controlar seu ritmo para garantir que os pneus sobrevivessem.
Mas, se a Mercedes quisesse alguma evidência de que Antonelli tem o talento necessário para levar a máquina da F1 ao seu limite, então a equipe conseguiu tudo o que queria na sexta-feira em Monza.
“Preferimos ter um problema em fazê-lo ir mais devagar do que torná-lo mais rápido”, disse Wolff. “O que vimos em uma volta e meia é simplesmente surpreendente.”
Antonelli cancelou seus compromissos com a mídia no final do dia após reclamar de tontura, mas participou da classificação da Fórmula 2 pela sua equipe regular, a Prema, e terminou 0,214s atrás do líder, Zane Maloney, em P6.
Antonelli Monza, noticias Andrea Kimi Antonelli, noticias f1, noticias mercedes f1, Velocidade Kimi Antonelli
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.