Mudanças importantes nos eventos com corrida curta de classificação, que começa agora em Imola

segunda-feira, 18 de abril de 2022 às 12:02

Imola

Assim como no ano passado, a Fórmula 1 este ano terá três eventos com ‘corrida curta de classificação’, mas houve algumas mudanças importantes no formato, pontos e no regulamento.

A primeira ‘Corrida curta de classificação’ temporada da Fórmula 1 será realizada neste domingo no GP da Emilia Romagna (Imola), com algumas diferenças em relação às três que ocorreram em 2021.

Silverstone, Monza e Interlagos foram as pistas escolhidas para os testes de 2021, que viram a classificação transferida para o fim da tarde de sexta-feira, seguida de uma corrida de 100 quilômetros no sábado – cujo resultado determinou o grid de largada do GP normal de domingo.

Dado o sucesso dos eventos, os chefes da F1 inicialmente queriam dobrar o número de corridas curtas de classificação para 2022, incluindo a abertura da temporada no Bahrain, mas esses planos atingiram um obstáculo devido a um impasse com algumas equipes.

Essas equipes buscavam um subsídio adicional ao lado do teto orçamentário da F1, à luz do aumento dos custos e riscos de participar das corridas adicionais propostas ao longo da temporada.

Eventualmente, um compromisso foi alcançado e as partes interessadas concordaram em realizar novamente três corridas curtas de classificação nesta temporada, ao invés da seis que a Liberty e a FIA queriam fazer. Foi decidido então que as três seriam em Imola, Áustria e Interlagos.

Um novo sistema de pontos e um esclarecimento da pole position

Embora o número desse tipo de evento tenha permanecido o mesmo, há várias mudanças importantes implantadas para 2022.

Para começar, um sistema de pontuação de pontos modificado foi delineado para adicionar maior importância às corridas curtas de classificação. Enquanto os pontos foram concedidos apenas aos três primeiros colocados em 2021, isso agora foi estendido para os oito primeiros.

O vencedor da corrida curta receberá oito pontos e o segundo lugar receberá sete, continuando em ordem decrescente até um ponto por terminar em oitavo – o que significa que há muito mais prêmios disponíveis.

Enquanto isso, após reclamações de vários pilotos, haverá um ajuste na forma como a pole position é aplicada nos finais de semana de corrida curta – e adicionada ao livro dos recordes.

Anteriormente, a pole position era creditada para o vencedor da corrida curta, mas agora será concedida ao piloto que fizer o melhor tempo no Q3 durante a classificação de sexta-feira.

No entanto, o piloto que vencer a corrida curta de sábado ainda largará na pole no GP principal de domingo.

Veja os horários dos treinos, corrida curta e GP deste domingo em Imola:

GP de Emilia Romagna – Imola 
Sexta-feira, 22 de Abril de 2022
Treino Livre 1   08:30 – 09:30
Classificação –  12:00 – 13:00
Sábado, 23 de Abril de 2022
Treino Livre 2  07:30 – 08:30
Corrida curta   11:30 – 12:30
Domingo, 24 de Abril de 2022
Corrida – 10:00

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.