Mudanças da FIA para 2026: novas regras aprovadas
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 às 17:14FIA aprova mudanças amplas para 2026
A Federação Internacional de Automobilismo confirmou uma série de alterações importantes no regulamento esportivo a partir de 2026. Além disso, o Conselho Mundial do Esporte a Motor encerrou seu encontro final do ano com a aprovação de sete mudanças principais, que impactam treinos, testes e operações. Assim, o novo conjunto de regras tenta antecipar desafios do pacote técnico de 2026.
Ajustes nos treinos de fim de semana de Sprint
Nos fins de semana com corrida curta, os pilotos contam apenas com um período de treinos livres para ajustar seus carros. No entanto, o relógio segue em contagem mesmo durante bandeiras vermelhas, o que reduz ainda mais o tempo disponível antes da classificação da Sprint. Como consequência, muitos pilotos perdem tempo precioso de pista.
Por isso, a FIA decidiu estender o primeiro treino livre em caso de interrupção. Dessa forma, as equipes recuperam minutos perdidos e mantêm condições adequadas de preparação. Além disso, o órgão regulador acredita que a mudança evita sessões com pouca atividade e garante mais confiança para pilotos e engenheiros.
Outras decisões: testes, pneus e carros de 2026
O pacote aprovado inclui outras novidades relevantes. A partir de 2027, haverá apenas um único teste de pré-temporada. Portanto, as equipes precisarão planejar melhor suas simulações e programas. Igualmente, a FIA manteve as limitações de pneus na classificação da Sprint, mesmo quando o diretor de prova declarar pista molhada. Assim, a lógica das regras permanece consistente.
Além disso, os parâmetros para testes de pneus fora de competição foram atualizados. As especificações do carro usado nesses testes passam a seguir os requisitos dos novos modelos de 2026. Com isso, a federação garante coerência técnica entre treinos, desenvolvimento e o novo regulamento.

Operações de pista e procedimentos revisados
O número máximo de profissionais operacionais permitidos na pista aumentará para 60 membros por equipe em 2026. Consequentemente, as operações devem ganhar ritmo, já que mais funções estarão disponíveis. Ao mesmo tempo, a FIA simplificou os procedimentos de suspensão e reinício de corrida, o que deve agilizar decisões em situações de interrupção. Assim, o fluxo operacional tende a ficar mais direto.
Outro ponto relevante envolve o dispositivo de ajuste aerodinâmico móvel. A atualização garante que o uso do recurso esteja alinhado com o regulamento técnico, evitando interpretações divergentes. Além disso, a mudança reforça a coerência entre regras esportivas e técnicas.
Nova estrutura regulatória geral
A FIA também reorganizou o conjunto de regulamentos. Para isso, criou uma nova seção — chamada “Seção A” — que agora faz parte da estrutura completa, formada por seis capítulos. Portanto, o objetivo é padronizar a linguagem e eliminar contradições entre documentos.
As seções ficaram assim distribuídas:
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Seção A: disposições regulatórias gerais
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Seção B: regulamento esportivo
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Seção C: regulamento técnico
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Seção D: regulamento financeiro das equipes
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Seção E: regulamento financeiro dos fabricantes de unidades de potência
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Seção F: regulamento operacional
Com esse novo formato, a FIA tenta tornar o conjunto de regras mais claro, mais coerente e totalmente compatível com o novo ciclo técnico que começa em 2026.
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