Motores de F1 2026 terão som inédito, alerta chefe da Mercedes
quinta-feira, 24 de julho de 2025 às 8:45
Unidade de Potência da F1 2026
Hywel Thomas, chefe do setor de motores da Mercedes, avisou que os fãs de Fórmula 1 precisarão se acostumar com um “cenário sonoro completamente novo” quando as unidades de potência da próxima geração estrearem em 2026.
Embora os novos motores mantenham o formato V6 1.6 litros e a exclusão do MGU-H, o som dos carros será, sem dúvida, o destaque – especialmente em trechos inesperados da pista.
Altas rotações mesmo em frenagens e curvas
Normalmente, os motores giram em baixas rotações durante frenagens e curvas, explicou Thomas. Entretanto, no futuro, as rotações e o nível de ruído vão aumentar significativamente, mesmo sem os carros estarem acelerando.

Isso acontece porque as equipes terão de lidar com a recuperação de energia sem o MGU-H. Apesar da bateria continuar sendo recarregada na frenagem, isso não será suficiente para suprir a maior demanda elétrica dos novos motores.
Por isso, foi criado um método que vai alterar tanto o comportamento quanto o som dos carros.
Motor vira gerador para carregar bateria
“Foi preciso encontrar uma solução”, disse Thomas. “Assim, o motor vai funcionar com aceleração total durante frenagens e curvas para gerar energia extra, que será diretamente enviada à bateria. Portanto, em partes da volta, o motor atuará como um gerador”.
Consequentemente, os fãs vão ouvir o motor em rotações altas mesmo em trechos lentos – uma novidade que pode surpreender a princípio.
Mudanças no som vão além da ausência do MGU-H
Apesar das expectativas por um som mais alto e tradicional com a retirada do MGU-H, Thomas pede cautela.
“O som vai mudar apenas ligeiramente. Isso não acontece por causa da remoção do MGU-H, mas sim pelas alterações no turbo. Como a pressão de retorno diminui porque o turbo não precisa mais acionar o motor elétrico, isso gera um som um pouco mais alto”.
Por outro lado, apenas 75% do combustível usado anteriormente estará disponível. Nos testes de bancada, o nível de ruído observado foi semelhante ao atual.
Produção da nova unidade Mercedes começa em breve
Finalmente, as primeiras unidades do motor Mercedes para 2026, destinadas às equipes McLaren, Williams, Alpine e à própria Mercedes, entrarão em produção em breve na fábrica de Brixworth.
alpine, comentar formula 1, engenharia f1, formula 1, mclaren, mercedes f1, mgu-h, motores f1, som dos motores, turbo f1, Unidades de Potência F1, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.