Motor mais velho custou 0.2s a Bottas na classificação

sábado, 11 de dezembro de 2021 às 13:19

Valtteri Bottas

Valtteri Bottas disse que uma troca para uma UP mais velha antes da classificação em Abu Dhabi lhe custou pelo menos dois décimos de segundo.

Bottas terminou mais de nove décimos atrás de Max Verstappen na Q3, com a Red Bull obtendo uma pole position surpreendente depois que a Mercedes liderou o segundo e terceiro treinos livres com Lewis Hamilton.

O finlandês também foi superado por Lando Norris, Sergio Perez e Carlos Sainz na Q3 e explicou que sentiu ter atingido um “limite de tempo” durante a classificação.

“Na Q2, acho que fiz meu melhor tempo de volta e não consegui mais melhorar”, declarou Bottas à mídia. “Senti que, quanto mais eu tentava, mais sentia que não havia mais nada no acerto”.

“Eu optei por um acerto mecânico bastante macio e parece realmente bom para a corrida. Eu esperava que ainda fosse decente para a classificação, mas a aderência estava melhorando muito, esse é um aspecto”.

“Nós tivemos de trocar para uma UP mais velha hoje, e eu sabia que isso me custaria pelo menos dois décimos comparado a ontem”.

Segundo Bottas, a justificativa da Mercedes para fazer a troca foi a confiabilidade desta UP.

Uma das táticas que a Red Bull usou com sucesso na Q3 foi dar o vácuo de Perez a Verstappen, ajudando o holandês a ganhar velocidade nas retas para garantir a pole à frente de Hamilton.

Bottas disse que a Mercedes não considerou a mesma estratégia em Abu Dhabi porque “normalmente pode dar errado para pelo menos um dos pilotos”.

“Nós só focamos as voltas de saída e um bom ritmo. Mas para ser honesto, a Red Bull encontrou um pouco mais do que nós imaginávamos na Q3, foi um pouco surpreendente. Nós tentamos manter o plano, mas funcionou para eles hoje”.

Bottas e Hamilton vão largar com o composto médio no domingo, enquanto Verstappen e Perez terão o macio.

Ao ser questionado se a Mercedes pensou em largar com o macio, Bottas respondeu: “Desde o TL3, o plano sempre foi largar com o médio. Achamos que é melhor para nós”.

“Pelo menos a primeira janela de pit-stop será muito maior, então se quisermos ou precisarmos ficar mais tempo na pista, é uma oportunidade. Se você está com o macio, eles começam a se degradar rapidamente”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.