MotoGP – Uncini: Acidente que matou Marco é inevitável

segunda-feira, 24 de outubro de 2011 às 18:10

Franco Uncini

Franco Uncini

Franco Uncini, campeão mundial em 1982 das 500cc e atual representante da segurança dos pilotos da MotoGP, não acha que existam mudanças que possam prevenir acidentes do tipo que matou Marco Simoncelli ontem no GP da Malásia.

Simoncelli sofreu lesões fatais na cabeça, pescoço e peito no acidente na segunda volta da corrida, que envolveu também Colin Edwards e Valentino Rossi. A corrida foi cancelada.

Uncini, que ficou em coma após um acidente similar em 1983 durante o GP da Holanda, disse que aparentemente esse tipo de acidente é inevitável: “Acho que estamos fazendo muito pela segurança e estamos bastante satisfeitos,” disse ele à Radio RAI.

“Infelizmente não temos o poder de mudar o destino. Quando ele chega não há nada que possamos fazer. Temos que aceitar o que é indefensável, não há outra coisa a fazer.”

“Existe segurança em abundancia em Sepang, o circuito está perfeitamente dentro de todos os padrões que nós exigimos. O que aconteceu foi uma batida como muitas outras. O problema foi que desta vez os pilotos estavam muito perto um do outro, por isso dois deles acertaram Marco na cabeça e no peito. Foi isto que tornou o acidente tão dramático.”

Uncini homenageou Simoncelli dizendo que ele fez importantes contribuições à comissão de segurança da MotoGP: “Além de ser um piloto excepcional, ele tinha um caráter maravilhoso, engraçado, simpático e inteligente também. Ele fazia parte da comissão de segurança. Quando nos encontrávamos às sextas-feiras, com Valentino, ele próprio, Loris Capirossi, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa, ele sempre era muito inteligente por sempre dizer coisas muito sensíveis e importantes.”

“Ele sempre foi muito construtivo, não destrutivo, e muito bom profissionalmente. Ele se importava muito com o aspecto da segurança e sempre estava presente nessas reuniões. A última vez foi sexta-feira passada, antes da corrida”.

Carmelo Ezpeleta, diretor comercial da Dorna, que detem os direitos da MotoGP, disse que a morte de Simoncelli o deixou sem palavras.

“Eu costumo ter uma resposta para todas suas perguntas, mas desta vez eu realmente estou sem palavras”, disse Ezpeleta ao Gazzetta dello Sport.

“Eu o vi na noite de sábado no hotel, ele estava jogando cartas e nós dividimos umas risadas. Você fica sem palavras. Você está no grid, vê esses caras, e dez minutos depois um deles está morto. É terrível. Todos os pilotos estão em frangalhos.”

Uncini acrescentou que a corrida final da temporada em Valência, dentro de duas semanas, será dominada por lembranças de Simoncelli.

“A corrida de Valência será um luto”, disse ele. “Vai ser impossível esquecer um personagem como Marco, especialmente em tão pouco tempo. Honestamente não posso sequer imaginar como será a corrida em Valência. Vai ser um final de semana muito doloroso. Vamos ver.”

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.