MotoGP – Uma temporada de Incertezas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016 às 14:52
Moto GP

Moto GP

Colaboração: Carlos Alberto Goldani

Estatística é uma ciência que utiliza a teoria das probabilidades para, com base na frequência de ocorrências anteriores, estimar a possibilidade de eventos futuros. Existem várias maneiras de tentar prever o futuro, desde consultar oráculos, apelar para percepções extra-sensoriais, observar o voo de pássaros e, para os mais céticos, complexos algoritmos de inteligência artificial. A análise estatística de eventos passados pode contribuir para estimar o que pode acontecer, entretanto quando entram variáveis aleatórias como interferência do clima ou comportamento humano, possa ser aplicada a regra de que “Estatísticas demostram que estatísticas não são confiáveis”.

Este introito foi necessário para estimar, com base nos resultados dos testes de Valência, Sepang e Phillip Island, o que pode ser esperado da temporada de MotoGP que inicia em 20 de março no Qatar.

Os testes realizados em Valência, logo após o a prova final do campeonato de 2015 foram os primeiros com os pneus Michelin e com o pacote de software unificado. Com a diversidade de estratégias, alguns focando exclusivamente em pneus, outros na eletrônica, os resultados não foram conclusivos, A Honda de Marc Márquez obteve a melhor marca dos três dias, seguida da Suzuki de Vinales, Honda de Pedrosa, Suzuki de Aleix Spargaró e Yamaha do campeão Jorge Lorenzo. O desempenho da Suzuki não foi surpresa, foi uma das equipes menos afetadas com as novidades, a rigor só os novos pneus, porque já havia disputado toda a temporada de 2015 com a ECU, embora modificada, da Magneti Marelli.

Em Sepang os resultados consolidados foram amplamente favoráveis a equipe Yamaha, os oito melhores tempos foram obtidos pelo campeão Jorge Lorenzo, ele e Rossi dividiram as catorze voltas mais rápidas dos três dias de testes e a primeira Honda, de Márquez, obteve somente a décima quinta marca.

Na Austrália a história mudou completamente. O melhor tempo dos testes foi registrado por Maverick Vinales, com uma Suzuki GSX-RR, que marcou outros três dos quinze melhores tempos, as Honda de Márquez e Crutchlow compareceram nesta lista na lista cinco vezes e a Yamaha de Lorenzo obteve apenas a nona marca.

Um raciocínio simplista indicaria que ou o desempenho da Yamaha piorou consideravelmente entre Sepang e Phillip Island ou as outras equipes apresentaram uma sensível melhora. A rigor, a análise destes resultados não habilita a fazer qualquer tipo de conjetura sobre o futuro. O que se viu na Austrália foram sessões de testes atípicas, mudanças de clima e um festival de quedas. Somente no último dia Danilo Petrucci fraturou a mão e perderam o controle da moto Tito Rabat (duas vezes), Jack Miller, Pol Espargaró, Aleix Espargaró (duas vezes), Maverick Vinales, Bradley Smith, Cal Crutchlow, Eugene Laverty, o atual campeão mundial Jorge Lorenzo e Marc Márquez, uma indicação clara que os pilotos estavam buscando os limites do equipamento. O piloto da Honda 93 fechou o terceiro dia com o melhor tempo e nem por isto seu discurso foi otimista: “Hoje me senti confortável na moto, estamos melhorando. Entretanto temos que tomar cuidado, pois este circuito é especial. No Qatar o traçado das curvas é diferente e é aí que que nós temos problemas.”

A Suzuki de Vinales, que foi a mais rápida nos três dias de testes, ainda se enquadra no regime de concessões, pode usar até nove motores durante a temporada, a especificação não é congelada, são permitidos novos desenvolvimentos e não há limitação de testes, ou seja, o equipamento que já dá amostras de ser competitivo ainda pode evoluir muito durante a temporada. Segundo o piloto o resultado poderia ter sido melhor: “Estava esperando a parte da tarde para tentar uma volta no limite, mas tive um pequeno acidente e o chassi antigo foi destruído”. “O chassi novo parece mais pesado e não apresenta a rigidez necessária em uma pista como esta, a moto flexiona muito é complicado fazer a linha ideal”. A propósito, o desempenho das Ducati foi inexpressivo.

Depois do teste dos sonhos em Sepang, com quase um segundo mais rápido que todos os outros competidores, algumas pitonisas estavam prevendo uma temporada de domínio absoluto do atual campeão Jorge Lorenzo. O piloto da Yamaha recomendou cautela e provou ser profético, em Phillip Island seu plano era de simular uma corrida e depois tentar marcar tempo. Deu tudo errado, durante a simulação perdeu o controle da moto e caiu. Quando a pista secou e ele colocou pneus novos para buscar um tempo “decente”, sua tentativa foi abortada pela queda de Eugene Laverty. “Sepang foi para nós um teste inacreditável. Aqui as coisas mudaram completamente porque a proposta da pista é diferente. Vamos ver o que acontece no Qatar”, foram os comentários esperançosos do atual campeão do mundo.

Desde 2002 quando a MotoGP adotou o atual formato já foram disputados 242 GPs, a Honda obteve o maior número de vitórias, 114, a Yamaha 96, a Ducati 31 e a Suzuki apenas uma (Chris Vermuelen em LeMans, 2007, com muita chuva). No final de 2011 a Suzuki abandonou as competições, retornando em 2015 com Aleix Spargaró e Maverick Vinales, pilotos mantidos para a atual temporada. Enquanto os jornalistas especializados esperavam uma árdua disputa entre Yamaha, Ducati e Honda nos testes da Austrália, quem brilhou foi a Suzuki com os tempos alcançados por Vinales. Estranho, Aleix Spargaró não conseguiu um bom desempenho.

Os próximos testes da MotoGP estão agendados para 2 a 4 de março no Qatar, e seus resultados são imprevisíveis. Faltando pouco mais de três semanas para o início da temporada, paira sobre o futuro da MotoGP uma enorme incerteza , típico caso onde as previsões de oráculos podem ter a mesma mesma credibilidade de análises estatísticas elaboradas.

Os Números da MotoGP

motogp-pontos-pilotos-2002-

Carlos Alberto Goldani
Porto Alegre – RS

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.