MotoGP – Sistema de penalização de pontos é cancelado

quarta-feira, 29 de março de 2017 às 13:35
GP do Catar

GP do Catar

A MotoGP abandonou o sistema de penalização de pontos que tinha sido utilizado pelos comissários desde 2013.

O sistema foi introduzido em uma tentativa para apresentar consistência nos julgamentos, e foi aplicado diversas vezes nos últimos anos.

Sua aplicação mais famosa foi o envio de Valentino Rossi para a parte de trás do grid para o final do campeonato de 2015 em Valencia, depois do italiano ter um confronto com Marc Marquez em Sepang.

A proibição de uma corrida para um piloto que chegou a 10 pontos em um período de 12 meses permanece, mas as sanções de largar do fim do grid ou do pitlane foram removidas para 2016.

Os comissários também mantiveram o escopo para penalizar os pilotos a seu critério, destacando a largada no final do grid de Andrea Iannone em Assen depois de colidir com Jorge Lorenzo em Barcelona, sua segunda ofensa punível em seis corridas.

Com essas opções, a Comissão de Grandes Prêmios decidiu durante o GP do Catar que “os pontos de penalização não eram mais necessários”, com o sistema desfeito imediatamente.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.