MotoGP & SBK

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016 às 13:40
MotoGP e SBK

MotoGP e SBK

A Fédération Internationale de Motocyclisme (FIM), entidade com base na Suíça, é responsável pelos dois eventos esportivos de duas rodas mais importantes do mundo, o mundial de MotoGP, disputado exclusivamente com protótipos e o mundial de SuperBike para equipamentos com base em modelos comercializados no mercado. Os dois eventos compartilham o formato de disputas em circuitos fechados e tem diferenças marcantes.

MotoGP
MotoGP ou Moto Grand Prix, considerada a categoria máxima do Motociclismo, é o mais antigo Campeonato do Mundo de esportes motorizados, sua primeira prova foi realizada em 1949. A MotoGP com o formato atual existe desde 2002, em substituição à antiga categoria 500cc e até 2006 era equipada com motores 4 tempos limitados a 990cc. Entre 2007 e 2012 a capacidade do motor reduziu para 800cc e a partir de 2012 assumiu a atual especificação de 1000cc. Os equipamentos pesam em torno de 160 kg, produzem mais de 250 HPs e utilizam o estado da arte da tecnologia aplicada sobre rodas.

Superbike (SBK)
O mundial de Superbike (SBK) é disputado desde 1988 e reconhecido por eleger a melhor SuperBike que pode ser adquirida no mercado. Ao contrário dos protótipos exclusivos da MotoGP, SBK utiliza a especificação de motos de produção em série ligeiramente modificada. A base para uma moto SBK obrigatoriamente é uma versão homologada de um equipamento com um número mínimo de unidades comercializadas. Há pouca margem de modificações permitidas, alteração no comando de válvulas, sistemas de exaustão, carenagens de fibra de carbono e a remoção dos equipamentos de estrada como faróis, sinalizadores e espelhos retrovisores para poupar peso. SBK utiliza motores de quatro tempos com três ou quatro cilindros até 1000cc ou dois cilindros até 1200cc. As regras proíbem estritamente o uso de ligas leves e metais como titânio nas rodas e braço oscilante.

Ambas as categorias compartilham os mesmos formatos de corrida, com provas distribuídas em circuitos de diversos países, tomadas de tempo para a formar no grid de largada e um sistema baseado em pontos para recompensar vitórias e colocações. A atribuição do número de pontos de acordo com a classificação é idêntica nas duas categorias (premiados os quinze primeiros colocados), a exceção é que para o campeonato de construtores na SBK só os pontos do piloto mais bem classificado são contabilizados. SBK realiza duas provas nos fins de semana dos eventos, a MotoGP apenas uma. Ambas promovem corridas de apoio nas mesmas datas dos GPs, a MotoGP tem como categorias de acesso a Moto2 (quatro cilindros, 600cc) e Moto3 (monocilindro, 250cc) e a SBK realiza o Mundial de SuperSport (motos derivadas de modelos de série com cilindrada entre 600 e 750cc) e a SuperStock 1000 (quase 100% iguais as vendidas ao público em geral).

As principais diferenças entre as duas categorias são:

Orçamento: O volume de investimentos envolvidos na MotoGP é muito maior em termos de pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura da equipe e remuneração dos profissionais envolvidos.

Tecnologia: SBK é uma extensão das motos de estrada convencionais e o desenvolvimento de tecnologias exclusivas é restrito, MotoGP é uma classe de “protótipos” e a criação de novas soluções é menos limitada.

Qualidade dos Pilotos: Conceito muito subjetivo, há um fluxo constante entre as duas categorias, entretanto a entrada de um piloto na MotoGP é considerada uma promoção, enquanto alguns que não conseguem bons resultados migram para a SBK.

Desempenho: Os melhores tempos por volta costumam ser obtidos por equipamentos da MotoGP, mas existem alguns pontos que devem ser considerados, as motos do SBK são mais pesadas, menos potentes e limitadas em termos de configurações. Os discos de freios são de aço, menos eficientes que os compostos de carbono da MotoGP. Ainda assim os tempos são muito próximos e numa hipotética corrida com equipamentos de ambas as categorias não seria muito estranho se uma SBK conseguisse liderar algumas voltas.

Público: A MotoGP estima um publico médio de 120.000 pessoas em seus eventos, SBK é mais comedida, entre 40 e 45 mil espectadores.

Carlos Alberto Goldani
Porto Alegre – RS

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