MotoGP irá adicionar uma terceira classe para esta temporada

quinta-feira, 6 de março de 2014 às 12:46

Ducati GP14

A MotoGP está preparando para apresentar uma terceira classe, com efeito imediato, após a confusão causada pela mudança da Ducati de moto de fábrica para a classe Open.

A nova classe será como uma intermediária entre a fábrica e a classe Open, e terá a denominação de Factory 2.

A sua criação foi feita para assegurar que os privilégios de disputar na classe Open, diminuam se o concorrente for capaz de ficar regularmente entre os três primeiros lugares.

A Ducati será alocada nesta nova divisão.

Em contraste com a permissão das motos de fábrica de terem 20 litros de combustível por corrida e cinco motores por temporada, as motos Open podem usar 24 litros e terem 12 motores ao longo do ano, em troca de usar um software específico. Também não existe qualquer congelamento de desenvolvimento no motor na classe Open.

Essas vantagens – juntamente com o advento de um software novo e mais sofisticado da Magnetti Marelli – levou a Honda a dizer que “não estava feliz” sobre as circunstâncias em que a Ducati fez sua mudança.

O chefe da MotoGP, Carmelo Ezpeleta, propôs a Factory 2 como uma solução, porque irá restringir as vantagens de competir na classe Open.

“A partir desta terça-feira haverá uma terceira classe: Factory 2, onde a Ducati estará”, disse Ezpeleta. “Ela terá as mesmas condições que as motos Open, mas quando conseguirem três terceiros lugares, ou dois segundos ou um primeiro, terão redução para 22,5 litros em vez de 24, e nove motores em vez de 12”.

“Os órgãos dirigentes da FIM e da Dorna apresentaram a proposta à Comissão de Grand Prix e, a partir daí, a FIM, a Dorna, a IRTA e a MSMA irão aprová-la”.

Ezpeleta disse que a nova classe formalmente virá a existir em 11 de março – menos de duas semanas antes da abertura da temporada no Qatar.

No entanto, há ainda muitas incógnitas, principalmente se outras equipes se mudarem para a Factory 2, e se outras restrições – por exemplo, para testes – seriam aplicadas.

 

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.