MotoGP – Equipe médica detalha esforços para salvar Luis Salom

sexta-feira, 3 de junho de 2016 às 20:20
Luis Salom

Luis Salom

O diretor médico da MotoGP, Angel Charte, detalhou os esforços de sua equipe para salvar o piloto de Moto2 Luis Salom, após o acidente desta sexta-feira à tarde. Salom caiu na Curva 12, durante a segunda sessão de treinos livres para a etapa de Barcelona, e morreu cerca de 90 minutos mais tarde no Hospital Geral da Catalunha.

A equipe médica informou que Salom já estava em parada cardíaca no local do acidente, e que uma cirurgia foi realizada no hospital em uma tentativa de salvar a sua vida, mas sem sucesso.

Declaração completa do Dr. ANGEL CHARTE, Diretor Médico da MotoGP:

Hoje, a equipe médica do Campeonato Mundial FIM de MotoGP e a equipe médica do Circuito de Barcelona-Catalunha chegaram à cena de um incidente envolvendo o piloto espanhol de Moto2 Luis Salom na Curva 12, durante a segunda sessão de treinos da Moto2 no Circuito da Catalunha .

Após a chegada, o piloto estava em parada cardíaca. Considerando a gravidade de sua condição, a equipe médica da MotoGP começou assegurando sua respiração por intubação orotraqueal e ressuscitação cardiopulmonar.

Ele foi então fixado com um colar cervical e o pessoal médico, em seguida, introduziu duas linhas intravenosas e prosseguiu com compressões torácicas.

Chegando à cena do acidente, foi rapidamente estabelecido que Salom estava em parada cardíaca. Ele foi então administrado com medicamentos cardiopulmonares e hemodinamicamente estabilizado.

A equipe médica continuou ali por 18 minutos, mas tendo em condição o risco de vida de Salom, a decisão foi tomada de transportá-lo pela estrada em uma ambulância.

O tratamento continuou durante mais 40 minutos, durante a transferência de ambulância, mas a saturação de oxigênio se deteriorou.

A equipe médica prosseguiu com toracostomia agulha bilateral com o ar e aspiração de sangue.

Durante a transferência eles pré-alertaram o Hospital Geral da Catalunha, informando a sua equipe da UTI sobre a evolução da condição de Salom.

Salom chegou ao Hospital Geral da Catalunha às 16h10 (locais, 11h10 de Brasília) e ele foi imediatamente transferido para a enfermaria de emergência, onde as equipes médicas se encontraram.

Uma vez no Hospital Geral da Catalunha, Salom foi transferido para se submeter a uma laparotomia exploradora da equipe cirúrgica.

O paciente foi declarado falecido às 16h55 (11h55 de Brasília).

Tanto o procedimento de evacuação por terra, como o transporte para o Hospital Geral da Catalunha e a recepção no hospital foram de alto padrão.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.