MotoGP – Conheça um pouco da história de Donington

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 16:26
Donington Park

O final de uma era do Campeonato do Mundo de MotoGP vai acontecer em Donington Park com o Grande Prêmio da Inglaterra. O traçado, que foi palco de algumas corridas clássicas em todas as categorias, vai ser substituido em 2010 por Silverstone.

Construído em 1931 para sediar corridas de motocicletas, Donington Park foi fechado durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1971, o empresário britânico Tom Wheatcroft, um entusiasta do automobilismo, comprou o circuito, que foi reaberto em 1977 após um grande investimento em reformas. Em 1985 foi novamente modificado. É considerado um dos melhores circuitos da Grã Bretanha.

Localizado na cidade de Castle Donington, no condado de Derby, o circuito é localizado em um anfiteatro natural que permite boa visibilidade da pista.

O traçado de Donington

A pista de Donington Park tem 4023 metros de comprimento e 10 metros de largura, com uma reta principal de 564 metros. São quatro curvas para a esquerda e sete para a direita.

Donington Park já sediou um GP de Formula 1, sendo a sede da corrida mais espetacular de Ayrton Senna. No Grande Prêmio da Europa, em 1993, o piloto largou na quarta colocação e, debaixo de muita chuva, ultrapassou os concorrentes e venceu a prova com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado.

Casey Stoner em 2008

Em Donington está sediado o maior museu de automobilismo do mundo. O acervo conta a história do automobilismo desde o início do século XX até os dias atuais. Entre as peças estão Williams, Ferraris, McLarens, Maseratis, Lotus e outros carros que participaram de corridas históricas.

Eduardo Behling – 24/07/09
www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.