MotoGP – Conheça o circuito de Estoril, em Portugal

sábado, 5 de maio de 2012 às 11:49

motogp.action.motegi previewSituado em uma cidade localizada na costa do Atlântico, em Portugal, a 28 km de Lisboa, o circuito de Estoril foi utilizado pela primeira vez para uma etapa da MotoGP no ano 2000.

Construído em 1972 por Fernanda Pires da Silva, a pista era utilizada fundamentalmente para provas de Fórmula 2 européias, na década de 70. Melhorias na pista e instalações fizeram com que o circuito recebesse o seu primeiro GP de Fórmula 1 em 1984. A categoria máxima correu por lá até 1996.

Considerada uma das pistas mais sinuosas do calendário, Estoril combina curvas longas com setores de freadas fortes, além de retas onduladas e uma chicane bastante difícil, que foi adicionada ao traçado original em 1994.

Os engenheiros enfrentam um desafio complicado na hora de ajustar chassi e escolher pneus devido a sua situação geográfica, pois o traçado está muito perto do Oceano Atlântico e há muitas correntes de vento na região. Sua posição geográfica torna o clima imprevisível, embora a temperatura média seja bastante agradável. Trata-se de umas das pistas preferidas da IRTA para teste de pré-temporada.

A pista tem 4.182 metros de extensão, com 14 metros de largura. É formada por quatro curvas à esquerda, nove à direita e a reta principal se estende por 986 metros.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.