MotoGP – Comentários de domingo – Jerez 2017

domingo, 7 de maio de 2017 às 14:41
Marc Marquez

Marc Marquez

Dani Pedrosa (Honda), P1: Foi uma corrida muito boa, estou muito feliz… não foi tão fácil como parece, mas gostei. No começo eu estava tão concentrado e era importante fazer uma corrida muito focada, nesse tipo de condições a pista não era tão aderente quanto nos treinos, talvez por causa da temperatura, mas eu me sentia menos preso, eu estava correndo com o pneu duro frontal como muitos pilotos… cedo eu puxei uma vantagem, então eu tentei manter o meu ritmo sob controle. Em algum ponto Marc começou a chegar um pouco. Em duas ou três curvas a frente era muito crítica e era fácil cometer um erro se eu forçasse muito. Eu cometi alguns erros e em um ponto eu penso que eu estava sobre o limite na zebra, eu perdi talvez três décimos, mas eu tive a sorte de voltar. Muito feliz, o fim foi incrível em frente a essas pessoas incríveis. Eu gosto muito dessa pista e gostei muito da corrida. Eu não queria que a diferença fosse grande demais – eu poderia ter ido mais rápido no começo, mas eu não queria forçar muito o pneu, Marc estava com o pneu duro e eu sabia que ele seria forte no final. Estou feliz em vencer pela minha equipe, trabalhamos duro desde o teste de inverno… está tudo indo bem, e depois do último pódio e agora com esta vitória quero apenas continuar nesta linha. É incrível hoje tirar esta vitória porque nossos rivais não estavam tão bem – normalmente as Yamahas são as favoritas nesta pista, geralmente todos os anos pelo menos uma está no pódio. Então recuperamos alguns pontos que perdemos depois do erro na Argentina, e é mais interessante para o campeonato.

Marc Marquez (Honda), P2: Em primeiro lugar, estou feliz por estar aqui em segundo lugar, normalmente aqui em Jerez é uma das minhas pistas mais difíceis. Mas este ano eu estava realmente concentrado e capaz de forçar até as duas últimas voltas, quando eu disse ‘ok, segundo lugar’. O pneu traseiro para mim estava funcionando muito bem, nas primeiras duas ou três voltas levou tempo para aquecer mas minha limitação foi o pneu dianteiro… meu estilo de pilotagem força muito na frenagem. Foi muito difícil, mas estou feliz por estar aqui no pódio, a quatro pontos do líder em pontos… vamos ver em Le Mans, amanhã também teremos um teste importante aqui. Depois da Argentina, Austin foi um grande fim de semana… e aqui eu sabia que era um dos fins de semana mais importantes do ano. Estou orgulhoso da minha equipe e do meu nível neste circuito. Hoje a mentalidade era de acelerar – mas dentro do limite! Depois da Argentina parecíamos perdidos, a Yamaha parecia imbatível… talvez em Le Mans volte a inverter! Vamos ver. Nosso alvo era estar nestas posições até a Catalunha, porque estas não são minhas pistas favoritas.

Jorge Lorenzo (Ducati), P3: Melhor presente de todos, eu não poderia ter um presente melhor no meu aniversário de 30 anos. É mais do que uma vitória e mais do que uma vitória com a Yamaha. Todo mundo conhece as dificuldades de ser competitivo com a Ducati no seco, em uma pista difícil como Jerez era para nós. Mas Jerez é uma das minhas pistas favoritas. Nós fomos fortes todo o fim de semana exceto na classificação, e eu sabia que eu tinha o ritmo para lutar – talvez não pelo pódio, mas pelo quinto ou sexto lugar. Então eu comecei a ultrapassar os pilotos, o ritmo da corrida foi bastante lento por causa do calor e eu fiquei atrás do Zarco, então quando eu o ultrapassei era difícil me afastar. Nas últimas voltas meus pneus foram melhores e eu pude me afastar e aproveitar este resultado para mim e para a equipe. Eu disse na quinta-feira que é uma combinação de muitas coisas, mas principalmente quilômetros. Esta é uma moto especial, quando cheguei à MotoGP na Yamaha fui imediatamente rápido porque era uma moto feita para o meu estilo de pilotagem, mas em outras categorias levou muito tempo para compreender certas coisas e isso está acontecendo agora. Mas você não tem que duvidar da minha pilotagem ou mentalidade, mas algumas pessoas fizeram. Elas duvidaram e agora têm que engolir suas palavras! Todos os pilotos neste campeonato são muito bons e podem estar na frente, especialmente pilotos que ganharam corridas e títulos. Fluiu mais hoje, mas ainda não é natural para mim usar o freio traseiro. Mais cedo ou mais tarde será – mas eu tenho nove anos sem usar isso. Você sempre tem que encontrar uma maneira de obter o máximo da moto e cada moto tem uma maneira diferente de fazer isso.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.