MotoGP 2018 – Atores coadjuvantes
quarta-feira, 28 de março de 2018 às 20:12
Lorenzo 2018 – teste Valência
Colaboração: Carlos Alberto Goldani
Todos os filmes têm seus personagens principais, os atores em torno dos quais se desenvolve a principal trama do roteiro. Entretanto, para a história ficar menos árida e mais verossímil, o diretor dilui as atenções com histórias paralelas montando cenários com vários atores coadjuvantes, que contribuem para o desenrolar da história principal.
O mundial da MotoGP é semelhante, as atenções naturalmente ficam concentradas nas principais equipes, as que dispõem de maior orçamento, e nos pilotos que disputam a liderança. Entretanto, um GP não despertaria interesse se fosse disputado apenas por quatro ou cinco participantes. Em anos recentes a organizadora do mundial utilizou subterfúgios como as classes Open e CRT, com custos reduzidos, para incluir mais equipamentos no grid. A obrigatoriedade do uso da eletrônica padronizada e outras medidas endereçaram custos menores e maior competitividade, oportunizando maior número de participantes e criando um produto mais emocionante para espectadores e bem mais atrativo para patrocinadores e para ser comercializado para a TV.
A competição hoje inclui 6 fabricantes, quatro com possibilidades reais de vitórias e duas, por enquanto, coadjuvantes. O início da temporada do Catar foi promissor, as três primeiras colocações foram obtidas por três equipamentos diferentes, Ducati, Honda & Yamaha, separados por menos de 1 segundo. A Suzuki estava apresentando um bom desempenho e foi penalizada por uma queda de Alex Rins.
Dois fabricantes ficaram aquém das expectativas, KTM e Aprilia.
O novo motor da RS-GP da Aprilia mostrou um bom desenvolvimento na geração de potência, mas apresentou um defeito grave, em uma pista que não é muito exigente em relação ao consumo de combustível, Aleix Espargaró acabou parando com uma pane seca. O piloto italiano ficou surpreso porque sua estratégia era economizar nas primeiras voltas para ter uma reserva no final da prova, entretanto o seu alarme de consumo excessivo sinalizou já na terceira volta. Espargaró e Scott Redding também compartilharam o sentimento de que a aderência traseira é deficiente. Espargaró penou nas primeiras voltas, Redding só identificou alguma melhora nas voltas finais quando já não tinha mais o que fazer.
A etapa do Catar foi ainda pior para a KTM. O início da fábrica austríaca em 2017 foi claudicante, mas a partir da etapa da Holanda a equipe sempre esteve na disputa por uma classificação entre os “top ten”, sugerindo a possibilidade de almejar nesta temporada uma colocação entre os cinco primeiros. Em Losail as RC16 penaram horrores e sequer conseguiram marcar pontos. Pol Espargaró, o melhor dos dois pilotos KTM, apesar de descontado por lesão nas costas resultado de um acidente nos testes em Sepang, estava envolvido em uma disputa pela 15ª colocação quando foi abatido por um problema de eletrônica. Seu companheiro de equipe Bradley Smith terminou na 18ª colocação, 31,70 segundos atrás do vencedor.
O grande problema é que obter bons resultados é vital para a KTM, especialmente em uma época onde os pilotos estão considerando suas opções para o próximo ano. Em tese a KTM devia estar no topo da lista para os que buscam um lugar ao sol no ultra disputado mercado de pilotos. Maus resultados como este podem dissuadir exatamente o tipo de piloto que eles precisam atrair.
A rádio paddock está fervilhando nesta época. Johann Zarco já explicitou que quer ser um piloto de fábrica e é considerado um forte candidato para a KTM, mas esbarra em uma exigência do francês que quer uma equipe onde possa ser competitivo e lutar pelo título. Comenta-se que a Repsol Honda teria mostrado interesse em Zarco. A Yamaha sonha em contratar o francês para ser o futuro substituto de Rossi. Lin Jarvis, o administrador da equipe, declarou que está à procura de uma equipe satélite que pudesse equipar com um equipamento igual ao da equipe oficial para disponibilizar para Zarco. Se isso for verdade, a KTM tem que apresentar bem mais serviço para atrair o piloto.
O nome de Johann Zarco não é o único que está sendo citado à boca pequena. Comenta-se que Andrea Dovizioso analisa proposta da Repsol Honda, fato que muitos interpretam como um “fake” criado por seus agentes para melhorar a sua posição na mesa de negociações com a Ducati. Há também um ruído insistente que Dani Pedrosa poderia assumir uma moto austríaca, encerrando a parceria com a Honda que já dura mais de 17 anos, entretanto parece improvável porque o atual chefe da HRC, Alberto Puig, foi seu mentor na classe 125cc em 2001. O até então fracasso de Jorge Lorenzo também é explorado com diversas possibilidades. Além da impetuosidade e talento da nova geração de pilotos, Francesco Bagnaia já tem contrato assinado, Miguel Oliveira e Alex Márquez são nomes especulados para a próxima temporada, a longevidade de Valentino Rossi colabora para estender a carreira de pilotos experientes, Dovizioso, Pedrosa e Lorenzo já cruzaram a barreira dos trinta e ainda demonstram muito fôlego
Em termos de negociação entre equipes, a única certeza é que a Tech3 abandona a Yamaha para adotar a KTM. Até poucas semanas atrás era considerado seguro que a Marc VDS, desgostosa com a decisão da HRC em privilegiar a satélite LCR, estaria fechando com a Yamaha, agora já se comenta que há negociações também com a Suzuki.
A tabela abaixo descreve a posição atual dos contratos entre pilotos e equipes. O piloto Francesco Bagnaia embora já com contrato assinado com a Pramac Ducati para o biênio 2019/2020 disputa a Moto2 nesta temporada:
Equipe | Piloto | Contrato até Temporada |
Repsol Honda | Marc Márquez | 2020 |
Dani Pedrosa | 2018 | |
Movistar Yamaha | Maverick Vinales | 2020 |
Valentino Rossi | 2020 | |
Ducati Corse | Jorge Lorenzo | 2018 |
Andrea Dovizioso | 2018 | |
Suzuki | Andrea Iannone | 2018 |
Alex Rins | 2018 | |
KTM | Bradley Smith | 2018 |
Pol Espargaró | 2018 | |
Aprilia Gresini | Aleix Espargaro | 2018 |
Scott Redding | 2018 | |
Yamaha Tech3 | Johann Zarco | 2018 |
Hafizh Syahrin | 2018 | |
LCR Honda | Cal Crutchlow | 2019 (Contrato HRC) |
Takaaki Nakagami | 2018 (Contrato HRC) | |
Marc VDS Honda | Franco Morbidelli | 2018 [Opção 2020] |
Thomas Luthi | 2018 | |
Pramac Ducati | Danilo Petrucci | 2018 (Contrato Ducati) |
Jack Miller | 2018 (Contrato Ducati) | |
Francesco Bagnaia | 2019/2020 (Contrato Ducati) | |
Avintia Ducati | Xavier Simeon | 2019 |
Tito Rabat | 2018 | |
Aspar Ducati | Alvaro Bautista | 2018 |
Karel Abraham | 2018 |
Carlos Alberto Goldani
Porto Alegre – RS
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