Moto2 – Equipe de Luis Salom explica seu acidente em Barcelona

segunda-feira, 6 de junho de 2016 às 14:27
Luis Salom

Luis Salom

A equipe de Luis Salom acredita que o piloto perdeu o controle da dianteira ao frear sobre uma ondulação na curva 12, levando a seu acidente fatal na última sexta-feira.

O local do acidente foi visto como estranho, enquanto houve sugestões durante o fim de semana que poderia ter sido um problema mecânico.

A SAG Team soltou um comunicado na segunda-feira depois de analisar a telemetria do incidente, destacando que uma saída mais lenta da curva 11 levou a Salom frear mais tarde para a curva 12.

Como resultado, os dados indicam que Salom ainda estava freando na ondulação na entrada para a curva 12, uma ondulação que os pilotos geralmente não freiam quando passam.

Salom estava em uma volta de saída dos boxes quando caiu, tendo trocado o seu pneu traseiro depois de marcar a sua melhor volta na sessão.

“Nessa volta, Luis chegou ao ponto de referência de frenagem para a curva 12, 6 km/h mais lento do que a sua volta mais rápida, de acordo com a telemetria porque teve uma menor aceleração na saída da curva 11”, o comunicado dizia. “Devido a essa velocidade reduzida, Luis usou os freios nove metros mais tarde para manter uma velocidade adequada na Curva 12”.

“Na entrada da curva há uma irregularidade no asfalto (ondulação) conhecida por todos os pilotos. O atraso da frenagem fez Luis manter os freios aplicados sobre essa irregularidade no asfalto, ao contrário das voltas anteriores, onde ele já havia soltado os freios sobre esse ponto”.

“Tudo isso, somado à velocidade (em comparação com) a sua melhor volta, produziu uma tensão sobre o pneu dianteiro e uma perda de aderência na irregularidade do asfalto. Essa perda de aderência causou o acidente com o desfecho trágico que todos nós conhecemos”.

A equipe baseada em Barcelona disse que a telemetria está “disponível para qualquer técnico qualificado, com desejo em analisá-la”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.