Moto GP terá novo formato de classificação em 2013

domingo, 14 de outubro de 2012 às 9:12

Em reunião realizada em 13 de outubro em Motegi (Japão), a Comissão de Grandes Prêmios acertou um novo formato para a classificação na Moto GP, que começará a ser utilizado na temporada de 2013.

Novos procedimentos:

1. As atuais três sessões de treinos livres não serão alteradas, contudo, os tempos combinados dessas sessões irão determinar a participação na sessão final de classificação.

2. Os dez pilotos mais rápidos garantem automaticamente a passagem à Sessão de Qualificação 2 (QP2).

3. Todos os outros pilotos irão participar da Sessão de Qualificação 1 (QP1).

4. Os dois pilotos mais rápidos na QP1 passarão para a QP2, onde 12 pilotos irão competir pelas primeiras 12 posições do grid.

5. Os pilotos que ficam de fora dos dois primeiros lugares da QP1 irão ocupar da posição 13 em diante do grid, de acordo com os tempos registados na QP1.

Novos Tempos de Treino:

– Primeiro Dia
Treino Livre 1 – 45 Minutos (Sem alteração) – Tempos para a Participação na Sessão de Classificação
Treino Livre 2 – 45 Minutos (Sem alteração) – Tempos para a Participação na Sessão de Classificação

– Segundo Dia – Manhã
Treino Livre 3 – 45 Minutos (Sem alteração) – Tempos para a Participação na Sessão de Classificação

– Segundo Dia – Tarde – Novo Horário:
Treino Livre 4 – 40 Minutos – Tempos não contam para a Participação na Sessão de Classificação
Pausa – 10 Minutos
Sessão de Classficação 1 – 15 minutos
Pausa – 10 Minutos
Sessão de Classificação 2 – 15 minutos

Regulamentos Desportivos

Imediatamente efetivos:
O início da “temporada” será agora definido como começando no dia seguinte à última corrida do ano e terminará no dia da última corrida do ano seguinte. A razão desta alteração está relacionada com o fato de em alguns regulamentos existirem restrições nas atividades durante o “ano de calendário”. Entende-se que é mais relevante determinar que a nova temporada inicia-se com testes, etc, imediatamente seguindo à última corrida.

Um dos efeitos desta alteração é que os fabricantes que competem na Moto GP terão agora que indicar os três circuitos onde irão realizar os testes antes da conclusão da última corrida do ano. As demais equipes poderão utilizar um piloto contratado ou um piloto de testes não-contratado, aprovado pela direção de provas, para realizar testes utilizando a “alocação para testes de pneus”.

EB - www.autoracing.com.br

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