Moto GP – Soberano, Marc Márquez vence terceira seguida em Indianapolis

domingo, 18 de agosto de 2013 às 15:55
Marc Márquez

Marc Márquez

Marc Márquez dominou por completo o fim de semana ao vencer a etapa de Indianapolis da Moto GP, à frente de Dani Pedrosa, naquela que foi a terceira dobradinha da Honda nesta temporada. Jorge Lorenzo, da Yamaha, completou o pódio, com Valentino Rossi levando a melhor sobre Cal Crutchlow e Álvaro Bautista na luta pelo quarto posto.

A vitória de Márquez garantiu ao espanhol o domínio completo do fim de semana depois de ter liderado todas as sessões de treinos – algo que não acontecia desde que Casey Stoner dominou também por completo o GP da Austrália no ano passado. O terceiro triunfo consecutivo de Márquez na categoria máxima confirma o sucesso do piloto em todas as corridas disputadas nos Estados Unidos depois de ter ganho também em Austin e em Laguna Seca.

Vindo da pole, uma fraca largada viu o estreante de 20 anos cair para trás de Lorenzo e de Pedrosa. Ele acabou passando os dois na nona e 13ª voltas, respectivamente, e, com os rivais continuando a se ressentirem das lesões nas suas clavículas, acabou recebendo a bandeirada com quase três segundos de vantagem.

Pedrosa parecia que ia terminar a corrida de 27 voltas em 3º, mas surpreendeu Lorenzo ao tirar partido do cone de ar para passá-lo na penúltima volta. Para Pedrosa e Lorenzo este foi o primeiro pódio desde o GP da Catalunha, em Barcelona, há dois meses. O quarto posto foi para o companheiro de equipe de Lorenzo, Rossi, que veio de nono no grid e só na última volta conseguiu levar a melhor sobre Crutchlow (Yamaha Tech 3) e Bautista (Honda Gresini), que tiveram animada luta durante toda a corrida. Stefan Bradl (LCR Honda) foi sétimo.

Fechando a lista dos dez primeiros ficaram o companheiro de equipe de Crutchlow, Bradley Smith, e a dupla da Ducati, Nicky Hayden e Andrea Dovizioso; o estreante inglês (que na primeira volta chegou a andar em quarto) passou os dois pilotos Ducati no final da corrida, depois de Hayden ter empurrado Dovizioso para fora da pista na última curva.

Quatro pilotos não terminaram a corrida: o wildcard Blake Young (Attack Performance Racing) sofreu queda na primeira volta, enquanto Randy de Puniet (Aspar), Lukas Pesek (Came IodaRacing Project) e Yonny Hernandez (PBM) tiveram problemas. Incapazes de correr estiveram Ben Spies (Pramac Racing), que arruinou seu regresso ao deslocar o ombro após queda na sexta-feira, e Karel Abraham (Cardion AB Motoracing), que se lesionou no pé e ombro no primeiro dia.

Márquez vai para o GP da República Tcheca da próxima semana em Brno com 188 pontos, 21 a mais do que Pedrosa. O campeão Lorenzo é terceiro (153).

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 44’52.463
2 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda +3.495
3 Jorge LORENZO Yamaha Factory Racing Yamaha +5.704
4 Valentino ROSSI Yamaha Factory Racing Yamaha +19.895
5 Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +19.955
6 Alvaro BAUTISTA GO&FUN Honda Gresini Honda +20.061
7 Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda +24.842
8 Bradley SMITH Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +40.690
9 Nicky HAYDEN Ducati Team Ducati +40.701
10 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati +40.823
11 Andrea IANNONE Energy T.I. Pramac Racing Ducati +59.668
12 Aleix ESPARGARO Power Electronics Aspar ART +1’06.650
13 Colin EDWARDS NGM Mobile Forward Racing FTR Kawasaki +1’09.462
14 Claudio CORTI NGM Mobile Forward Racing FTR Kawasaki +1’15.207
15 Hiroshi AOYAMA Avintia Blusens FTR +1’20.159
16 Hector BARBERA Avintia Blusens FTR +1’25.879
17 Danilo PETRUCCI Came IodaRacing Project Ioda-Suter +1’29.616
18 Michael LAVERTY Paul Bird Motorsport PBM +1’36.388
19 Bryan STARING GO&FUN Honda Gresini FTR Honda 1 Volta
Abandonos:
Yonny HERNANDEZ Paul Bird Motorsport ART 10 Voltas
Lukas PESEK Came IodaRacing Project Ioda-Suter 13 Voltas
Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar ART 22 Voltas
Não Terminou a 1ª Volta:
Blake YOUNG Attack Performance Racing APR 0 Volta

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.