Moto GP – Retorno da Suzuki fica mais próximo

terça-feira, 11 de dezembro de 2012 às 17:06
Suzuki - MotoGP

Suzuki - MotoGP

A Suzuki pediu para participar de alguns testes da MotoGP no próximo ano, aumentando as chances de um retorno em tempo integral em 2014.

O fabricante japonês foi um dos pilares do esporte por mais de 35 anos, mas desistiu no final de 2011 por motivos financeiros.

O líder do projeto da Suzuki na MotoGP, Satoru Terada, revelou que planos estavam em andamento para um retorno completo em agosto, mas descartou fazer aparições esporádicas na próxima temporada.

Carmelo Ezpeleta, chefe da Dorna e uma espécide de Bernie Ecclestone da MotoGP, revelou que a Suzuki solicitou participar de alguns testes no próximo ano.

“Eles estão nos pedindo para participar de alguns testes durante a temporada de 2013”, disse Ezpeleta à BBC Sport.

“Se tudo correr bem, talvez nós os veremos no campeonato de 2014.”

A saída da Suzuki deixou a MotoGP com apenas três equipas de fábrica: Honda, Yamaha e Ducati.

Ezpeleta insistiu porém, que a principal prioridade do esporte é ter corridas mais competitivas, em vez de simplesmente impulsionar equipes de fábrica.

“Nada está acordado ainda, mas aumentar equipes de fábrica não é a nossa principal questão”, explicou.

“Temos três fabricantes no momento: Honda, Yamaha e Ducati. Se a Suzuki voltar teremos quatro, o que seria o mesmo da Formula 1, de modo que este não é um grande problema.”

“A principal questão é ter corridas mais competitivas. Se pudermos fazer isso com mais fabricantes, melhor, mas ter motos competitivas é a chave.”

A categoria anunciou em novembro que uma ECU padronizada e um sistema de *datalogger serão obrigatórios na MotoGP a partir de 2014, na condição que as negociações entre a Dorna e os fabricantes sobre o fornecimento de chassis e motores dos protótipos sejam bem sucedidas.

Ezpeleta disse que a Honda já concordou em fornecer motos protótipo por um custo máximo de € 1 milhão.

*Datalogger (ou “data recorder”) é um equipamento destinado a executar a aquisição e a gravação de dados durante um período de tempo, eliminando a necessidade da presença de um operador durante a coleta. Estes dados são fornecidos por sensores ou equipamentos externos, dos quais deseja-se obter um histórico de monitoramento

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.