Moto GP – Pedrosa vence em Motegi e se aproxima mais de Lorenzo

domingo, 14 de outubro de 2012 às 3:03
Dani Pedrosa em 2012

Dani Pedrosa está a 28 pontos de Jorge Lorenzo

Em uma animada corrida da Moto GP em Motegi (Japão), foi Dani Pedrosa (Honda) quem levou a melhor e reduziu a diferença no campeonato ainda mais depois de superar o líder e pole position Jorge Lorenzo. Foi o piloto da Yamaha quem fez a melhor largada e assumiu a liderança na Curva 1, à frente de Pedrosa.

Randy de Puniet (Aspar) sofreu queda na primeira volta mas voltou à corrida, enquanto Ben Spies (Yamaha) caiu na entrada da segunda volta. A corrida teve várias quedas no começo, com Yonny Hernandez (Avintia Blusens) deslocando o ombro esquerdo e sofrendo contusão no pé esquerdo.

Casey Stoner (Honda) também fez boa largada e foi para quarto, atrás de Cal Crutchlow (Yamaha Tech 3), em terceiro. Três voltas mais tarde, o australiano foi superado por Álvaro Bautista (Honda Gresini). Stefan Bradl (LCR Honda) seguia Stoner de perto, enquanto se defendia dos ataques de Andrea Dovizioso (Tech 3), sétimo.

A 17 voltas do final, Lorenzo e Pedrosa contavam já com boa vantagem na frente, com Crutchlow isolado em terceiro. Stoner dava tudo para tentar passar Bautista, mas o espanhol mantinha o australiano atrás de si. Enquanto isso, Valentino Rossi (Ducati) era oitavo e lutava para acompanhar o ritmo de Dovizioso à sua frente. Duas voltas depois, Dovizioso forçou a passagem sobre Bradl para ir atrás de Stoner, em quinto.

A 13 voltas do final, Pedrosa levou a melhor na saída da Curva 4 e passou Lorenzo na reta para assumir a liderança. Enquanto Lorenzo tentava acompanhá-lo, Bautista aproximava-se lentamente de Crutchlow, que esteve bem ao evitar uma queda. Cinco voltas, De Puniet viu-se forçado a abandonar, assim como o companheiro de equipe de Hernandez, Iván Silva. Na mesma volta, Dovizioso passou Stoner para chegar a quinto.

A seis voltas do fim, Pedrosa tinha confortável vantagem sobre Lorenzo, enquanto uma volta mais tarde Bautista passava Crutchlow para subir ao último lugar do pódio. O britânico respondeu quase de imediato com uma manobra por dentro, mas Bautista deu o troco na curva seguinte, onde ambos se tocaram. No entanto, Crutchlow viu-se tocado pelo azar na última volta ao ter que abandonar sem combustível.

Pedrosa manteve a calma e conseguiu a vitória, com Lorenzo e Bautista completando o pódio, o segundo do piloto da Gresini na categoria. Pedrosa está agora a 28 pontos de Lorenzo no campeonato, quando faltam apenas três corridas. Dovizioso foi quarto, seguido de Stoner, Bradl, Rossi, Nicky Hayden (Ducati), Katsuyuki Nakasuga (Yamaha YSP Racing Team) e Héctor Barberá (Pramac). A melhor CRT foi a do companheiro de equipe de De Puniet, Aleix Espargaró.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 42’31.569
2 Jorge LORENZO Yamaha Factory Racing Yamaha +4.275
3 Alvaro BAUTISTA San Carlo Honda Gresini Honda +6.752
4 Andrea DOVIZIOSO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +16.397
5 Casey STONER Repsol Honda Team Honda +20.566
6 Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda +24.567
7 Valentino ROSSI Ducati Team Ducati +26.072
8 Nicky HAYDEN Ducati Team Ducati +36.724
9 Katsuyuki NAKASUGA Yamaha YSP Racing Team Yamaha +36.794
10 Hector BARBERA Pramac Racing Team Ducati +1’10.729
11 Karel ABRAHAM Cardion AB Motoracing Ducati +1’15.658
12 Aleix ESPARGARO Power Electronics Aspar ART +1’22.769
13 Colin EDWARDS NGM Mobile Forward Racing Suter +1’24.968
14 James ELLISON Paul Bird Motorsport ART +1’29.388
15 Michele PIRRO San Carlo Honda Gresini FTR +1’34.612
16 Roberto ROLFO Speed Master ART +1’50.853
Abandonos:
Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 1 Volta
Danilo PETRUCCI Came IodaRacing Project Ioda-Suter 1 Volta
Ivan SILVA Avintia Blusens BQR 10 Voltas
Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar ART 10 Voltas
Ben SPIES Yamaha Factory Racing Yamaha 23 Voltas
Yonny HERNANDEZ Avintia Blusens BQR 23 Voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.