Moto GP – Márquez vence sob condições mistas em Misano; Lorenzo cai

domingo, 13 de setembro de 2015 às 10:07

Marc Marquez

Depois das complicadas condições climáticas há duas semanas em Silverstone, os pilotos da Moto GP se depararam neste domingo com condições ainda mais difíceis em San Marino, com o pelotão trocando de slicks para pneus de chuva e depois outra vez para slicks.

Desta vez foi o bicampeão Marc Márquez quem melhor lidou com a situação e, depois de não ter terminado em Silverstone, venceu pela primeira vez em Misano na categoria máxima e deu à Honda aquela que foi apenas a segunda vitória da marca desde a reintrodução do circuito no calendário do Mundial em 2007.

Vindo da segunda posição do grid, entre os pilotos da Yamaha, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi, o espanhol da Honda começou andando em segundo, mas com a chuva começando e o piso ficando totalmente molhado, Márquez optou por deixar passar o líder geral e caiu para terceiro para garantir que entraria nos boxes na mesma altura em que os rivais da Yamaha para troca para pneus de chuva, o que ocorreu no final da sexta volta.

Estava tudo em aberto, com Lorenzo saindo do pitlane à frente de Márquez, mas com Rossi perdendo terreno e voltando à pista em terceiro. No entanto, foi o italiano quem se adaptou mais depressa às borrachas de chuva e de imediato começou a ganhar terreno para passar Márquez e depois Lorenzo.

Quando parecia que estava tudo relativamente decidido, eis que a chuva pára e o piso começa a secar, e enquanto os três primeiros se mantém em pista, vários são os que regressam ao pitlane pela segunda vez, agora para regressar aos slicks, uma aposta que provou ser a melhor, já que logo começaram a rodar 9s mais rápidos do que os primeiros.

Sem nada a perder, Márquez foi o primeiro a entrar para recuperar a moto de piso seco, na 18ª volta, enquanto Lorenzo e Rossi se mantinham na pista apesar das mensagens que lhes eram passadas desde o muro dos boxes. O espanhol entrou primeiro que o líder da classificação geral, no final da 19ª volta, mas acabou caindo na curva 15, na primeira volta com pneus slicks, isto enquanto Rossi voltava à pista já sem oposição do colega de equipe, mas em quinto, posição em que terminou.

No meio de toda esta emoção, o pódio acabou terminando com dois pilotos britânicos nas demais posições. Bradley Smith (Yamaha Tech 3) garantiu a primeira segunda posição da carreira na Moto GP, enquanto Scott Redding (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS) estreou no pódio com o terceiro lugar.

Atrás deles terminou Loris Baz (Forward Racing), que foi um dos primeiros a regressar aos pneus slicks depois da pista ter começado a secar, sendo o grande vencedor entre os pilotos Open. Danilo Petrucci (Octo Pramac Ducati), os pilotos da Ducati Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, Dani Pedrosa (Honda) e Aleix Espargaró (Suzuki) completaram o Top 10.

Em termos de campeonato, Rossi e Lorenzo continuam nas duas primeiras posições, agora com o italiano somando 247 pontos, 23 a mais do que o espanhol. Márquez continua em terceiro (159).

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 48’23.819
2 Bradley SMITH Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +7.288
3 Scott REDDING EG 0,0 Marc VDS Honda +18.793
4 Loris BAZ Forward Racing Yamaha Forward +26.427
5 Valentino ROSSI Movistar Yamaha MotoGP Yamaha +33.196
6 Danilo PETRUCCI Octo Pramac Racing Ducati +35.087
7 Andrea IANNONE Ducati Team Ducati +36.527
8 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati +37.434
9 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda +39.516
10 Aleix ESPARGARO Team SUZUKI ECSTAR Suzuki +39.692
11 Cal CRUTCHLOW LCR Honda Honda +41.995
12 Jack MILLER LCR Honda Honda +46.075
13 Mike DI MEGLIO Avintia Racing Ducati +48.381
14 Maverick VIÑALES Team SUZUKI ECSTAR Suzuki +52.325
15 Alvaro BAUTISTA Aprilia Racing Team Gresini Aprilia +53.348
16 Stefan BRADL Aprilia Racing Team Gresini Aprilia +58.828
17 Nicky HAYDEN Aspar MotoGP Team Honda +1’02.649
18 Hector BARBERA Avintia Racing Ducati +1’04.768
19 Eugene LAVERTY Aspar MotoGP Team Honda +1’05.677
20 Claudio CORTI Forward Racing Yamaha Forward 1 Volta
21 Karel ABRAHAM AB Motoracing Honda 1 Volta
Abandonos:
Pol ESPARGARO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 2 Voltas
Jorge LORENZO Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 8 Voltas
Yonny HERNANDEZ Octo Pramac Racing Ducati 19 Voltas
Alex DE ANGELIS E-Motion IodaRacing Team ART 19 Voltas
Michele PIRRO Ducati Team Ducati 19 Voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.