Moto GP – Lorenzo vence fácil na França, com Rossi em segundo

domingo, 20 de maio de 2012 às 13:23

MotoGP12-JLorenzo
Jorge Lorenzo, da Yamaha, recuperou a liderança do campeonato em Le Mans com a sua segunda vitória na temporada, e de ter terminado à frente de Valentino Rossi, que registrou o seu melhor resultado com a Ducati. Casey Stoner foi terceiro.

Naquelas que foram claramente as piores condições climáticas da temporada até o momento, foi Dani Pedrosa, da Honda, quem fez a melhor largada, seguido pelo companheiro de equipe Casey Stoner. Mas a liderança da dupla foi curta, já que Lorenzo saltou para a frente e não tardou a abrir vantagem. Cal Crutchlow (Yamaha Tech 3) também fez boa largada para ocupar o quarto posto, seguido de Rossi em quinto.

Mas a largada foi palco da primeira tristeza para os fãs franceses, com Randy de Puniet (Aspar) caindo da moto no grid e partindo para a corrida dos boxes com a segunda moto. Na frente, Rossi não tardou a passar Crutchlow para ocupar o quarto posto, com Dovizioso o seguindo. Iván Silva (Avintia Blusens) via, enquanto isso, a sua corrida terminar mais cedo ao cair nos momentos iniciais.

Com Lorenzo conseguindo uma vantagem de três segundos, Stoner passou Pedrosa para ir atrás do rival no campeonato. O espanhol deu mostras de estar lutando com a pista molhada e Rossi aproveitou para passar para terceiro a 21 voltas do final, seguindo-se ultrapassagens da dupla da Tech 3, o que empurrou Pedrosa ainda mais para baixo na classificação.

Perto do final do pelotão, o companheiro de equipe de Lorenzo, Ben Spies, tinha dificuldades e teve um susto no final da Curva 2, passando pouco depois pelos boxes. Karel Abraham (Cardion AB Racing) desistiu a 17 voltas do final, com o substituto de Colin Edwards na NGM Mobile Forward Racing, Chris Vermeulen, também indo aos boxes para trocar de capacete.

Com Lorenzo mantendo a vantagem na casa dos três segundos sobre Stoner, a luta pelo terceiro posto tornava-se o centro das atenções, com Crutchlow, Dovizioso e Rossi fazendo emocionantes ultrapassagens em condições muito complicadas. A dez voltas do final, Crutchlow perdia a frente da moto na primeira chicane, deixando os dois italianos na luta pela última posição do pódio, com Rossi indo para terceiro duas curvas mais à frente. O britânico voltou à corrida em oitavo. Enquanto isso, Lorenzo tinha aumentado a vantagem para seis segundos, com Stoner tendo quatro de margem sobre Rossi.

A cinco voltas do final, Stoner foi afetado pelo retardatário Yonny Hernandez (Avintia), o que permitiu a Rossi ficar a meio segundo do campeão. Duas voltas mais tarde, Dovizioso protagonizava a segunda queda da equipe da casa quando andava em quarto, enquanto Danilo Petrucci Came IodaRacing Project) desistiu por queda quando era 11º.

As últimas três voltas foram de delírio para os fãs da Moto GP, com os rivais de longa data Stoner e Rossi trocando de posições algumas vezes. Contudo, foi Rossi quem levou a melhor ao bater Stoner na primeira chicane da última volta, momento após o qual se isolou o bastante para garantir o segundo posto. O italiano conseguiu assim o seu melhor resultado om a Ducati.

Contudo, a vitória foi de Lorenzo, que cruzou a meta com oito segundos de vantagem e saltou para a liderança do campeonato à frente de Stoner, que foi terceiro. Pedrosa obteve o quarto posto, enquanto Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) garantiu o melhor resultado na categoria máxima com o quinto lugar, à frente do companheiro de equipe de Rossi, Nicky Hayden.

Dovizioso, que conseguiu voltar à corrida após a queda, terminou em sétimo, à frente do companheiro de equipe Crutchlow, enquanto Héctor Barberá (Pramac Racing) e Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini) completaram a lista dos dez primeiros. James Ellison (Paul Bird Motorsport) terminou como a melhor CRT em 11º. De Puniet sofreu ainda mais um azar ao perder a frente da sua segunda moto perto do final.

A quinta etapa da Moto GP acontece dentro de duas semanas, no dia 3 de junho, em Barcelona (Espanha).

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Jorge LORENZO Yamaha Factory Racing Yamaha 49’39.743
2 Valentino ROSSI Ducati Team Ducati +9.905
3 Casey STONER Repsol Honda Team Honda +11.298
4 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda +29.361
5 Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda +32.477
6 Nicky HAYDEN Ducati Team Ducati +32.842
7 Andrea DOVIZIOSO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +59.759
8 Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +1’05.152
9 Hector BARBERA Pramac Racing Team Ducati +1’07.846
10 Alvaro BAUTISTA San Carlo Honda Gresini Honda +1’13.193
11 James ELLISON Paul Bird Motorsport ART +1’26.663
12 Mattia PASINI Speed Master ART +1’27.633
13 Aleix ESPARGARO Power Electronics Aspar ART 1 Volta
14 Michele PIRRO San Carlo Honda Gresini FTR 1 Volta
15 Yonny HERNANDEZ Avintia Blusens BQR 1 Volta
16 Ben SPIES Yamaha Factory Racing Yamaha 1 Volta
17 Chris VERMEULEN NGM Mobile Forward Racing Suter 2 Voltas
18 Ivan SILVA Avintia Blusens BQR 2 Voltas
Não Classificados
Danilo PETRUCCI Came IodaRacing Project Ioda 4 Voltas
Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar ART 6 Voltas
Karel ABRAHAM Cardion AB Motoracing Ducati 17 Voltas

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.