Moto GP – Giacomo Agostini fala sobre o incidente Rossi x Marquez

quinta-feira, 29 de outubro de 2015 às 17:56
motogp-Giacomo-Agostini-2015

Giacomo Agostini

O italiano de 73 anos de idade, que é considerado um dos maiores pilotos de moto de todos os tempos, falou com Paolo Ianieri do jornal italiano La Gazzetta dello Sport, e admitiu que o surpreendente incidente de domingo deixou Jorge Lorenzo como favorito para levar o título de 2015.

Giacomo Agostini acredita claramente que Valentino Rossi se deixou levar pela pressão no domingo, já que ele deveria ter evitado a disputa com Marc Marquez no GP da Malásia.

O incidente agora famoso ocorreu na sétima volta, com o piloto da Yamaha forçando o atual campeão para fora da pista, diminuindo a velocidade, alargando a curva e causando um choque, que resultou na queda do espanhol.

Agostini, que venceu 122 corridas e 15 títulos mundiais durante sua carreira, não quis colocar a culpa em um dos pilotos, mas afirmou que Rossi deveria ter evitado ficar nas mãos de Marquez, considerando que o título mundial estava em jogo.

“Acredito que tudo começou com as palavras de Valentino na coletiva de imprensa de quinta-feira”, ele disse ao jornal La Gazzetta dello Sport.

“Eu não sei por que Valentino disse o que disse, criando tensão, mas se eu fosse ele eu teria esperado até Valencia para dizer alguma coisa.”

A tensão aumentou rapidamente e ninguém tentou acalmar as coisas.

“Valentino não é estúpido, mas o estresse provavelmente o fez dizer aquelas coisas, enquanto ele deveria ter fingido que nada estava acontecendo. Ficou claro que o jovem [Marquez] sentiu-se ofendido imediatamente. Quanto ao que aconteceu na corrida antes do contato, eu não sei se Marquez estava realmente segurando Valentino. É difícil julgar certas coisas e eu não quero defender ou atacar qualquer um deles.”

Rossi foi batido em seu próprio jogo?

“Valentino caiu no jogo de Marquez, que desta vez foi mais inteligente. Ele deveria ter esperado, já que ele tinha muito a perder naquele momento. Eles trocaram de posição inúmeras vezes e você não pode cair nessa armadilha. Você não pode fazer esse tipo de movimento, alargar a curva daquele jeito, especialmente se seu nome for Rossi.”

O que um piloto está pensando naquele momento?

“Estou convencido que Valentino estava irritado e exausto, mas estava sendo uma grande batalha até aquele momento, daquelas que faz você se sentar na borda de seu assento.”

Valentino chutou Marquez?

“Valentino não chutou, e você pode ver a partir das imagens que houve um contato prévio com a perna quando ele tocou o freio traseiro. Esse incidente ficou claro, mas acho que Valentino foi punido por empurrar muito Marquez para fora. Isso é o que começou tudo.”

O diretor de prova Mike Webb está convencido de Marquez estava correndo para retardar Rossi.

“Mas você não pode punir alguém se ele está te retardando! Uma vez em Vallelunga, Phil Read me empurrou para fora enquanto eu estava ‘jogando’ com ele. Havia uma pedra na frente de mim, e se eu caísse teria morrido. É por isso que eu esperei uma volta, passei por ele e abri distancia.

“No final da corrida, um amigo meu colocou as mãos em volta do pescoço dele no pitlane e disse-lhe para nunca mais fazer algo assim novamente.”

Será que isto vai deixar uma marca na carreira de Rossi?

“Surpreendeu a todos um profissional cometer um erro como esse. O que ele fez não lhe deu nenhuma vantagem. Para ser claro, eu teria ficado chateado com Marquez se eu estivesse em seu lugar, mas quando Valentino concordou em lutar com ele, o que ele deveria ter feito era ultrapassá-lo e não ser ultrapassado novamente. Isto é, se ele pudesse ter feito isso, se não ele deveria ter ficado atrás e esperar.”

Seu objetivo era não deixar Jorge Lorenzo fugir.

“Você podia ver que ele estava nervoso. Na volta anterior ele levantou a mão para Marquez, provavelmente porque ele não tinha velocidade para abrir. Se olharmos para os tempos que ele fez em seguida, ele não conseguiu ser mais rápido.”

Foi a primeira vez que Rossi perdeu a paciência.

“Se olharmos para a sua história, ele nunca brincou com pessoas como [Casey] Stoner ou [Sete] Gibernau quando ele estava tentando ganhar. Você não pode culpar alguém como Marquez, que é um piloto que dá espetáculo”.

Rossi chegou a dizer que não iria para o Valência, que vai ser a última do ano.

“Ele vai correr. O campeonato não acabou até que a matemática diga que acabou. Largar em último será uma desvantagem enorme, mas ele vai ultrapassar os pilotos mais lentos imediatamente, mas alcançar os outros vai ser mais difícil. Lorenzo tem uma grande chance de ganhar o título.”

Qual será a atmosfera ser em Valência?

“Vamos esperar que não comece como uma guerra. No final, eles são meninos, um é mais jovem do que o outro, mas eles levaram as coisas longe demais. Um pensa que o outro desacelerou-lo para prejudicá-lo, mas ninguém pode ter certeza disso. Antes de alguém ser colocado na cadeia, é necessário prova. Marc é uma pessoa orgulhosa e vingativa que não tem medo de lutar, mas tudo deu errado para Valentino.”

Lorenzo diz que perdeu o respeito por Valentino.

“Se eu fosse ele, considerando como as coisas ocorreram, não teria dito nada.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.