Moto GP – Ducati trabalha na GP11.1 já pensando em 2012

domingo, 21 de agosto de 2011 às 13:18

v_rossi.3O trabalho da Ducati na Desmosedici GP11.1 continuou em Brno na semana que passou, com a marca de Borgo Panigale fazendo mais esforços para melhorar o seu protótipo. A moto, que foi estreada no GP de Assen por Valentino Rossi e que incorpora o chassis desenvolvido pelos engenheiros da Ducati para 2012, tem sido usada e desenvolvida continuamente pelo italiano desde então. Na segunda-feira, o companheiro de equipe Nicky Hayden trabalhou com ela, isso depois de ter tido o primeiro contato nos treinos de Laguna Seca.

Filippo Preziosi, diretor geral da Ducati e a força criativa por trás da máquina, discutiu a evolução da moto durante o teste e explicou os progressos que estão sendo feitos pensando no presente e no futuro.

“As mudanças que fizemos durante o fim-de-semana de Brno foram finalizadas para tornar a moto mais rápida para a corrida, e agora estamos trabalhando a médio e longo prazo para definirmos a meta para os designers para a nova geração de motos,” disse Preziosi. “Para isso precisamos fazer grandes modificações na afinação para conseguirmos avaliar o comportamento da moto”.

Preziosi continuou: “Estou contente pelo Nicky ter confirmado as ideias do Valentino. Sabemos que introduzir nova moto durante o campeonato normalmente produz prestações piores a curto prazo, durante umas duas corridas, e temos de aceitar isso porque é normal. Mas se temos uma pequena vantagem podemos ganhar com isso, e é particularmente importante para o desenvolvimento da moto do próximo ano”.

Houve muita especulação recentemente que dava a Ducati como estando em vias de quebrar a tradição e produzir um quadro de alumínio para 2012, em detrimento da construção de fibra de carbono. Preziosi respondeu: “Para mim o alumínio não é o ponto chave – o que é necessário é encontrar mais rigidez. Estamos trabalhando muito e no futuro vamos testar novas soluções porque queremos melhorar a prestação e o nosso conhecimento, o que é normal, vamos andar com as novas soluções em conjunto com a padrão e depois decidiremos qual é a da preferência dos pilotos”.

Rossi pareceu muito mais confortável com a GP11.1 durante o fim de semana de Brno e terminou a corrida em sexto. Enquanto o resultado pode não ter sido muito satisfatório para o italiano e a equipe, o fato é que se verificou uma redução da diferença para o vencedor da corrida para pouco mais de 12 segundos em oposição aos quase 30 verificados nas jornadas anteriores. Melhoria que serviu de motivação.

“Penso que demos um pequeno passo na direção certa ao darmos mais sensações e respostas ao Valentino,” disse Preziosi quando reviu a 11ª etapa. “Sabemos que o Valentino é um piloto vencedor, então depende de nós dar a ele as condições para realizar o seu potencial”.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.