Moto GP – Ducati perde concessões após ajuste de regras

sábado, 27 de junho de 2015 às 8:18

Moto GP

A Comissão de Grandes Prêmios se reuniu na sexta-feira para anunciar o fim das concessões da Ducati a partir de 2016. Composta por Carmelo Ezpeleta (Dorna, Chairman), Ignacio Verneda (FIM CEO), Hervé Poncharal (IRTA) e Takanao Tsubouchi (MSMA) na presença de Javier Alonso (Dorna) e Mike Trimby (IRTA, Secretário da reunião), a comissão tomou as seguintes decisões:

Regulamento Técnico da Moto GP
Concessões – Moto GP – Efeitos Imediatos

Em 2015 qualquer construtor que atualmente se beneficie de concessões e que obtenha seis pontos de concessão em condições de seco ou molhado perde todas as concessões na temporada seguinte.

Nota: Como a Ducati já atingiu mais do que seis pontos de concessão em 2015, vai perder as concessões a partir de 2016.

Distribuição de Motores na Moto GP – Efeitos em 2016

Com o intuito de reduzir custos, os construtores podem usar motores com especificações homologadas em anos anteriores, desde que tais motores continuem a respeitar o atual regulamento técnico.

Cada construtor pode homologar um máximo de três especificações diferentes antes do primeiro evento da temporada.

Antes do primeiro evento, todos os pilotos têm de nomear uma especificação de motor homologado que têm que usar ao longo de toda a temporada. Isto significa que em uma equipe que não é de fábrica, diferentes pilotos podem usar motores com diferentes especificações homologadas.

Contudo, todos os construtores têm que nomear uma equipe como “Equipe de Fábrica” e cada piloto nessa equipe tem que usar motores com a mesma especificação homologada.

Moto GP Eletrônica, Sensores e Aparelhos – Efeitos em 2016

Com a utilização de uma só centralina e do software unificado foi necessário clarificar e atualizar o regulamento sobre o fornecimento e propriedade das centralinas, a homologação dos sensores autorizados e a lista de “aparelhos livres” que podem ser conectados à centralina. Detalhes completos serão publicados na versão online dos regulamentos de Grandes Prêmios da FIM.

Regulamento Desportivo – Efeitos Imediatos

No interesse da segurança foi aprovado uma regra que proíbe os pilotos de pararem na reta de chegada após a apresentação da bandeira quadriculada.

Código Médico

A Comissão aprovou os planos iniciais para alterações na estrutura dos serviços médicos dos Grandes Prêmios. Isto envolve alterações das responsabilidades dentro da gestão permanente e também melhor integração e envolvimento dos médicos locais.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.