Moto GP divulga revisão de regras para 2016

sábado, 26 de dezembro de 2015 às 12:00

Moto GP

A Comissão de Grandes Prêmios reuniu-se em Madrid, Espanha, para discutir várias regras.
Regulamento Desportivo – Efeitos Imediatos

Recomeço de Corridas Interrompidas

Para minimizar o tempo que leva para recomeçar uma corrida interrompida foi aprovado novo procedimento para todas as classes. Isto envolve menos tempo passado no pit lane antes da nova volta de reconhecimento e uma contagem decrescente bem mais curta no grid, antes da volta de aquecimento. (Os motores não serão parados e apenas um mecânico por piloto poderá estar no grid).

Nas classes Moto 2 e Moto 3, quando houver mais que uma interrupção da corrida, a distância da corrida recomeçada será sempre de 2/3 do original, com um mínimo de cinco voltas. Assim, por exemplo, se a primeira corrida reatada tinha 2/3 da distância da corrida original, então a segunda corrida reiniciada terá 2/3 dessa distância – sempre com um mínimo de cinco voltas. Em situações em que a corrida recomeçada seja interrompida após menos de cinco voltas, então a distância para a corrida seguinte será determinada pela Direção de Corrida com um mínimo de cinco voltas.

Familiarização com a Pista

Para todas as classes, as regras foram alteradas para garantir que quando um piloto usa uma moto da mesma capacidade das da classe de Moto GP, esta só pode ser uma máquina de produção homologada para estrada.

Penalizações por Utilização de Mais Motores que os Atribuídos

Nas classes de Moto 3 e de Moto GP, quando mais que um motor extra for usado num só evento as penalizações para o segundo ou qualquer outro motor extra serão transpostas para o próximo(s) evento(s).

Regulamento Técnico – Efeitos Imediatos

Equipamento de Segurança dos Pilotos

Após consultas com os principais fornecedores de capacetes, botas, etc., os novos regulamentos foram aprovados no que toca às especificações dos equipamentos usados pelos pilotos. Também foram aprovados os procedimentos para teste e controle dos mesmos.

Pneus Moto GP

Junto com a nomeação da Michelin como Fornecedora Exclusiva de Pneus, a distribuição de pneus slick foi alterada. Os pilotos serão agora autorizados a usar um limite máximo de 22 pneus (10 frontais e 12 traseiros).

Para os pneus de chuva a distribuição máxima é de 7 frontais e 7 traseiros.

Os pilotos terão agora também uma opção de pneu intermediário com uma distribuição máxima de 3 frontais e 3 traseiros.

Distribuição de Motores – Moto GP

Já tinha sido acordado que os construtores podem homologar três especificações de motor diferentes que podem ser usadas por diferentes pilotos ao longo da temporada. Foi agora acordado que os construtores que perdem “concessões” podem homologar uma especificação de motor extra para a primeira temporada após a perda dessas concessões. Contudo, o número máximo de especificações de motor diferentes está relacionada com o número de equipes Satélite que são fornecidas. A fórmula a ser usada para calcular este número é:

Uma equipe de Fábrica + 2 equipes Satélite = 3 especificações diferentes
Uma equipe de Fábrica + 3 equipes Satélite = 4 especificações diferentes
Uma equipe de Fábrica + 4 equipes Satélite = 5 especificações diferentes

Regulamento da Moto 2

As equipes vão poder consultar o site da FIM para verificarem a lista de centralinas e sensores aprovados.

Os regulamentos respeitantes ao controle de acelerador foram esclarecidos para especificar que a válvula de controle tem que ser controlada de forma exclusiva por meios mecânicos.

Regulamentos da Moto 3

Já existe regulamentação para definir quais os componentes específicos do chassis são “componentes de desempenho” e que têm que ser homologados. Os regulamentos foram alterados de forma a afirmarem que apenas os componentes homologados podem ser usados em eventos.

Apenas o óleo fornecido pelo fornecedor oficial pode ser usado em todos os componentes do motor, incluindo cambota, caixa de velocidades e embreagem.

Regulamentos Desportivo e Técnico – Moto GP – Efeitos Imediatos

Os regulamentos anteriores faziam referência frequente às classes “Open” e “Factory” e a esse tipo de máquinas. Como tal, todas essas referências serão agora retiradas.

Código Médico dos Grandes Prêmios – Efeitos Imediatos

Foi aprovado um Código Médico revisto e atualizado produzido pela FIM em consulta com outros elementos médicos da Moto GP.

Fornecedor Oficial de Combustível para Moto 3 e Moto 2

A Total/Elf foi nomeada fornecedora oficial e exclusiva do combustível.

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